O Instituto Politécnico do Rio de Janeiro (IPRJ), campus regional da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) em Nova Friburgo ainda não tem data confirmada para retorno às atividades com os universitários, pois o acesso à UERJ foi danificado pelas fortes chuvas de janeiro. No dia 12 de março, o deputado federal Glauber Braga fez uma reunião com os alunos, professores e funcionários para debater a atual situação do polo. Após contato com o secretário Estadual de Ciência e Tecnologia, Alexandre Cardoso, o deputado recebeu a colocação de que a estrutura da UERJ seria instalada provisoriamente em um espaço da Fabrica Filó S.A. - Triumph International, no bairro Lagoinha.
Após algumas reuniões entre a reitoria da instituição e a presidência da Triumph, está sendo acordado que a instituição irá ocupar os prédios 5 e 7 da Fábrica Filó. De acordo com o texto divulgado por Hélio Pedro Amaral Souto, diretor do IPRJ, através do site da Universidade, “os pavimentos estão sendo alugados com opção de compra, muito embora o campus atual não esteja sendo desativado. Trata-se, portanto, de uma ampliação. Os prédios 5 e 7 têm ambos três andares e são ligados por várias passarelas e serão ocupados, inicialmente, o prédio 5 e o andar térreo do prédio7”.
A previsão é de que a desocupação total dos prédios aconteça até meados de abril. Há a previsão de contratação de uma firma especializada para a reforma, adequação e instalação da infraestrutura necessária. A estimativa inicial é a de que este trabalho de montagem e adaptação das dependências tenha uma duração aproximada de 30 dias.
O campus antigo, localizado na Vila Nova, permanece com as atividades suspensas por medida de segurança, conforme laudo da Defesa Civil. O reinício das aulas nas novas instalações está previstas para o meio do ano, e os alunos poderão utilizar, além das salas dos prédios 5 e 7, o refeitório, as quadras de esporte e áreas de lazer da Fábrica Filó.
Novos cursos para a UERJ em Nova Friburgo
A ampliação do campus da UERJ em Nova Friburgo tem sido defendida pelo vereador Cláudio Damião desde 2010, quando realizou uma audiência pública sobre o tema. Na ocasião, o reitor da Universidade, Ricardo Vieiralves também esteve presente. Recentemente a Câmara de Vereadores aprovou uma Indicação Legislativa solicitando ao reitor a criação de dois novos cursos no campus de Nova Friburgo: Engenharia Civil com ênfase em Geotecnia voltado para a construção em encostas e Engenharia de Petróleo e Gás.
Se concretizada, a criação dos cursos trará oportunidades aos moradores da região, dando ainda mais visibilidade a Nova Friburgo como um polo de educação e especialização em vários níveis. Além da solicitação dos novos cursos, há ainda o pedido de análise junto ao diretor da Petrobrás para a implantação de um Centro de Automação do órgão no município na UERJ.
Fonte: Nova Imprensa
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente livremente, mas sem abusar do critério da livre escolha de palavras. Assuntos pessoais poderão ser excluídos. Mantenha-se analítico e detenha-se ao aspecto profissional do assunto em pauta.