quarta-feira, 2 de março de 2011

Serasa Experian prevê redução de crédito para empresas

Indicador Serasa Experian de Perspectiva do Crédito às Empresas recuou 0,4% em janeiro de 2011

Da Agência Sebrae de Notícias

O Indicador Serasa Experian de Perspectiva do Crédito às Empresas recuou 0,4% em janeiro de 2011, a segunda queda mensal consecutiva deste indicador, atingindo o valor de 104,5.

Como o indicador possui a propriedade de antever, num horizonte médio de seis meses, as oscilações cíclicas da concessão de crédito, o resultado do indicador em janeiro sinaliza que o aperto monetário em vigor, o qual deverá ser aprofundado com novas elevações da taxa Selic, produzirá, ainda neste semestre, impactos restritivos sobre o crédito às empresas, a exemplo do que já vem ocorrendo com o crédito aos consumidores, desde dezembro.

O Indicador Serasa Experian de Perspectiva do Crédito ao Consumidor caiu 0,7% em janeiro de 2011, a décima queda mensal consecutiva, atingindo o valor de 99,5. Tal resultado sinaliza que o processo de desaceleração do crédito ao consumidor, iniciado em dezembro último, conforme mostraram as estatísticas oficiais, deverá prosseguir ao longo de todo o primeiro semestre de 2011.

O ambiente de aperto monetário (elevações da taxa Selic, aumento dos compulsórios e adoção de medidas macroprudenciais), combinado com um nível de endividamento mais elevado do consumidor, já começa a produzir uma evolução menos acelerada do crédito ao consumidor em 2011 (com recursos livres), comparativamente à expansão de quase 19% registrada no ano passado, observam os economistas da Serasa Experian.
 
Fonte: PEGN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente livremente, mas sem abusar do critério da livre escolha de palavras. Assuntos pessoais poderão ser excluídos. Mantenha-se analítico e detenha-se ao aspecto profissional do assunto em pauta.