quinta-feira, 7 de abril de 2011

6 dicas para ser um empreendedor de alto impacto

Com crescimento acelerado, as empresas deste tipo geram mais emprego e renda. Saiba como fazer parte deste grupo.

Divida com seus funcionários e com a sociedade as conquistas da sua empresa

São Paulo – Pense em uma empresa que inova, gera muitos empregos e parece nunca estar satisfeita. Apple, Google, Fedex, Starbucks, McDonald’s e Microsoft são apenas algumas delas. Todas têm em comum o fato de serem negócios de alto impacto.

“O impacto na sociedade acontece com a geração de empregos e renda. Mas, além disso, está a importância de inovar. Criar algo novo é uma forma brutal de impactar e melhorar a vida das pessoas”, define Juliano Seabra, diretor de educação e pesquisa da Endeavor, instituição que apoia empresas desse tipo.

Entre as características que definem os negócios de alto impacto estão crescimento acelerado para empregar cada vez mais gente, inovação no produto ou serviço, seja com algo absolutamente novo ou com uma mudança em um modelo já existente, importância regional e servir como um exemplo relevante para a sociedade. “Continuar inovando sempre, sem se acomodar, é muito importante”, diz Seabra. Confira a seguir seis dicas da Endeavor para ser um empreendedor de alto impacto.

Faça o que gosta

O empreendedor precisa ter um alinhamento com o negócio que tem ou deseja ter. Se você não gosta ou não se adapta não adianta começar. “Quando o empreendedor se trai desta maneira, ele nunca vai ficar do tamanho que poderia”, explica Seabra.

Segundo o diretor da Endeavor, a maioria dos empresários de alto impacto trabalha muito além da conta e, mesmo assim, têm um equilíbrio entre trabalho e lazer. “Eles têm na empresa um ambiente de diversão, já que fazem o que gostam. Problemas sempre vão existir e acrescidos de sofrimento pessoal a probabilidade de largar tudo é muito grande”, afirma.

Capacite-se

Já é conhecida dos candidatos a empreendedores a importância de buscar informações e capacitação para abrir um negócio. Se quiser que ele cresça rápido, é preciso se dedicar em dobro. “Prepare-se. Busque informação, faça uma rede de contatos, mobilize as pessoas a sonharem grande junto com você”, diz Seabra. A falta de informação é responsável por levar uma parcela significativa das empresas à falência. Para fugir desse fim, estude e esteja conectado.

Não se conforme


É comum aos empreendedores de alto impacto uma sensação de insatisfação permanente. “Para esses empreendedores, o negócio nunca está completamente bom”, explica o especialista. Querer cada vez mais e encontrar defeitos para melhorar sempre fazem parte do cotidiano. Fuja da acomodação se quiser crescer mais e impactar a sociedade.

Inove

Além de não se acomodar, empreendedores de alto impacto devem manter a inovação sempre presente no produto ou serviço que oferecem. Manter o ritmo e oferecer coisas novas com frequência fazem o negócio evoluir e conseguir mais clientes.

Seja honesto

Isso vale para todo tipo de atividade, mas em especial a esse tipo de negócio. Não tente crescer com atalhos e desvios éticos. Muitas vezes uma informação errada pode levar o empreendedor a ter problemas, mesmo sem querer. “No Brasil, com tanta burocracia o empresário às vezes se enrola e aborta o próprio crescimento”, explica o diretor da Endeavor. Muitas vezes, é preciso abrir mão de uma taxa de crescimento alta no início para ter uma empresa sólida no futuro.

Seja um exemplo

Ser correto e conduzir a empresa de forma honesta não é só uma obrigação legal para os empreendedores de alto impacto. “É importante que ele por si só se perceba como um exemplo”, diz Seabra. Além disso, esteja disposto a dividir seus conhecimentos e conquistas com as pessoas envolvidas no negócio e também com a sociedade.

Fonte: Portal Exame

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente livremente, mas sem abusar do critério da livre escolha de palavras. Assuntos pessoais poderão ser excluídos. Mantenha-se analítico e detenha-se ao aspecto profissional do assunto em pauta.