sábado, 14 de maio de 2011

Como gerenciar meu estoque e equilibrar as contas sem um software apropriado?

O leitor Luiz Guilherme de Carvalho Pinto, de Penápolis, SP, enviou uma dúvida que foi respondida pelo nosso analista e pelos leitores

Carlos Alberto Miranda*

Caro Carlos,

Tenho uma loja de presentes que é também revistaria e papelaria na cidade de Penápolis, no interior de São Paulo, e estou passando por alguns problemas. Eu não conto com software de controle de estoque e estou sem dinheiro para comprar um. Por esse motivo, acabo investindo mais do que o necessário em alguns setores da loja e, muitas vezes, acabo me endividando, tanto com as distribui-doras de revistas quanto com os atacadistas de presentes e papelaria. Como consigo controlar me-lhor o estoque para não faltarem revistas e produtos na papelaria e na área de presentes? Outro problema: meu ponto é ótimo, fica dentro do maior e melhor supermercado da cidade, mas, infeliz-mente, esse estabelecimento consegue fazer concorrência comigo, pois tudo que eu coloco à venda, eles também colocam por um preço que não dá para competir.

Grato,

Luiz Guilherme de Carvalho Pinto, Penápolis, SP

ALTERNATIVA BARATA

Se você não tem dinheiro para comprar um software de controle de estoque agora, não se preocupe. Mesmo sem um bom programa de computador, você conseguirá administrar bem o seu negócio. Uma simples planilha eletrônica ou um caderno para anotar as entradas e saídas de produtos podem funcionar bem.

QUEIMA DE ESTOQUE

Para equilibrar as contas, a primeira coisa a fazer é um levantamento do que há no depósito. Com base nas notas fiscais, ou puxando pela memória, identifique a data em que esses itens foram com-prados. Detecte aqueles que têm um ciclo de venda muito longo e os “encalhes”. Providencie uma queima de estoque urgente dos últimos e reavalie se quer continuar a trabalhar com a mercadoria que demora pra ser vendida. Às vezes, para deixar o produto na loja, o fornecedor aceita fazer um acordo de consignação.

“Estoque parado é dinheiro parado. Tente sempre trabalhar mantendo o mínimo de mercadorias possível no depósito. Quando a linha de produtos é extensa, o desafio de equilibrar as contas fica ainda mais difícil”

PERDAS E DANOS

Todos os dias, marque em sua planilha ou em seu caderno as entradas e saídas de produtos, datas de aquisição e venda, e valor de venda de cada item. Quanto mais completos forem esses dados, mais clareza você terá na hora de decidir o que repor. Assegure ainda que, no local onde eles ficam armazenados, exista uma identificação da quantidade de cada elemento guardado. A organização evita perdas e inibe o roubo.

CLÁUSULA CONTRATUAL

Com relação à concorrência, cheque o contrato entre a sua loja e o supermercado. É possível que haja uma previsão de não-concorrência: nesse caso, você poderá fazer valer seu direito. Se não, ao renovar o contrato, tente incluir essa cláusula. Se nada disso der certo, tente mostrar a eles como o problema irá inviabilizar o seu negócio e impactar no pagamento dos aluguéis. Dependendo da res-posta do supermercado, talvez seja melhor você descontinuar a venda dos produtos similares.

*Carlos Alberto Miranda é CEO do fundo de venture capital BR Opportunities

O QUE DIZEM NOSSOS LEITORES

Uma boa dica é procurar algum software de estoque gratuito na web. A ressalva é que, se estiver pensando nessa opção apenas como saída provisória, pode ter problemas no futuro. O trabalho de passar todos os dados para um software pago, de melhor qualidade, pode não compensar. Neste caso, sugiro que faça uma forcinha e compre logo um programa bom. Sobre a concorrência do su-permercado, acredito que a solução é você fazer barulho em sua vitrine. Inove colocando, por exem-plo, uma TV como prêmio em alguma ação.

Edson Luiz Pocahi, por e-mail

Com referência ao estoque, recomendo fazer um mapeamento das vendas dos últimos 12 meses. Com base nesses dados, você poderá estabelecer o estoque mínimo, o prazo de reposição e o cál-culo de giro de cada produto. Essas ferramentas são bem explicadas em um curso de gestão de es-toques do Sebrae, do qual sou facilitador. Quanto à concorrência, seria bom iniciar a procura de ou-tro ponto para sua loja; o poder de negociação com fornecedores do supermercado é muito maior do que o seu.

Noel Carlos, por e-mail

Fonte: PEGN

Um comentário:

  1. Boa tarde,

    Li a matéria na revista PEGN e achei muito interessante.
    Luiz, não sou nenhum especialista nisso (rsrs) mas, se quiser, posso te encaminhar uma planilha bem simples de Excel para controle de estoque. É só me mandar um e-mail.

    Abraço,

    Thiago da Silva Gallina

    blog: thiagosigall.blogspot.com
    e-mail: thiagosigall@hotmail.com

    ResponderExcluir

Comente livremente, mas sem abusar do critério da livre escolha de palavras. Assuntos pessoais poderão ser excluídos. Mantenha-se analítico e detenha-se ao aspecto profissional do assunto em pauta.