domingo, 15 de maio de 2011

Protestos contra o ‘Segunda sem carne’

Campanha da Prefeitura de Niterói para desestimular consumo desse alimento causa polêmica na cidade, onde churrascarias lotam na Semana Santa

POR RICARDO ALBUQUERQUE

Rio - Antes de sair do forno, a campanha da prefeitura de Niterói para reduzir o consumo de carne bovina já encontrou um cardápio de resistências. Açougueiros, gerentes de churrascaria e consumidores carnívoros apostam que o movimento — revelado ontem no ‘Informe do DIA’ — não vai vingar. Prevista para ser lançada dia 24, o ‘Segunda Sem Carne’ propõe que se deixe de comer esse alimento uma vez por semana com objetivo de preservar florestas desmatadas para virarem pasto.

Açougueiros acreditam que campanha não vá vingar

Para o gerente do Botequim das Carnes, a ideia é péssima. “Estão querendo quebrar os açougues? Tem coisas mais importantes para eles ser preocuparem, como a saúde precária e o trânsito caótico”, criticou Manoel Fernandes, 54 anos, que há 20 trabalha na esquina da Avenida Rui Barbosa com Rua Araribóia, no Saco do São Francisco, onde não falta serviço para o balconista Antonio Teixeira de Aguiar, 60, fã de carne. “Nada como um filezinho bem temperado”, brincou.

O maitre da Churrascaria Porcão, em São Francisco, Uilian Furtado, 29, tem certeza que os fãs da iguaria não vão abandonar o hábito. “Esse tipo de iniciativa não vai pegar porque o niteroiense gosta de comer carne. Aqui, a gente serviu picanhas suculentas na Sexta-Feira da Paixão”, revelou ele, que serviu carne bovina para metade dos 300 clientes no feriado da Semana Santa.

MUDANÇA DE HÁBITOS

Indiferente às opiniões, o secretário de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade de Niterói, Fernando Guida, garantiu que o projeto implica em mudança de hábitos alimentares. A prefeitura vai promover uma oficina de culinária vegetariana. “Pretendemos contaminar toda a cidade com esse vírus positivo. Esperamos contar com a adesão de todos, de supermercados, restaurantes e colégios”, sonha o secretário.

Longe da discussão, a nutricionista Renata Sysak disse que a falta de proteína animal pode causar anemia. “As carnes são importantes fontes de proteína. A pessoa pode viver sem comer carne, mas para ter saúde é preciso muito cuidado ao escolher o cardápio”, avisou.

Fonte: O Dia On Line

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente livremente, mas sem abusar do critério da livre escolha de palavras. Assuntos pessoais poderão ser excluídos. Mantenha-se analítico e detenha-se ao aspecto profissional do assunto em pauta.