domingo, 19 de junho de 2011

Brasil entra na rota da Sears mais uma vez

A gigante americana estuda retorno ao país com a abertura de franquias

São Paulo – Uma das mais conhecidas lojas de departamento dos Estados Unidos prepara sua volta ao Brasil, através de franquias. Especializada em eletrodomésticos, eletrônicos e ferramentas, a rede desistiu da operação brasileira no começo da década de 90, na mesma onda de reirada que acabou com outras gigantes do setor, como Mappin.

Quem coordena a vinda da empresa ao Brasil é a consultoria de franquias Global Franchise. “A Sears americana nos procurou para buscarmos um ou mais parceiros estratégicos para o país e conseguimos um grupo que já visitou a empresa e mostrou interesse em implantar o projeto”, explica explica Paulo Cesar Mauro, presidente da Global Franchise. O nome dos investidores que estão por trás da operação ainda não foi revelado.

Segundo ele, a Sears está voltando e a forma de atuação será através de lojas de 500 a 900 metros quadrados, em um modelo inédito de franquias . “Além das marcas nacionais a empresa pretende introduzir no Brasil suas marcas internacionais”, revela Mauro.

De acordo com o diretor da área de consultoria e expansão da Global Franchise, Wagner Lopes de Almeida, a operação piloto deve ser inaugurada no segundo semestre deste ano. "A previsão é ianugurar até 300 franquias no prazo de 5 anos. A loja piloto vai ser aberta em São Paulo ainda neste ano", conta Almeida.

Nas próximas semanas uma equipe da rede de lojas vai visitar o país para consolidar o projeto. “A força do país como porta de entrada da América do Sul para este novo modelo de negócio motivou a volta da rede ao país”, diz Mauro.

Ainda não há um valor fechado para a abertura das franquias e o investimento para trazer a rede também não foi revelado. “O modelo brasileiros ainda está sendo discutido, vai depender das negociações com os fornecedores”, explica Mauro. Segundo a consultoria, uma loja não sai do papel por menos de US$ 550 mil. A rede, criada em 1896, oferece seus produtos em quase 3 mil lojas nos Estados Unidos e Canadá.

Fonte: Portal Exame

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente livremente, mas sem abusar do critério da livre escolha de palavras. Assuntos pessoais poderão ser excluídos. Mantenha-se analítico e detenha-se ao aspecto profissional do assunto em pauta.