sexta-feira, 29 de julho de 2011

Internautas estão cada vez mais dependentes da internet

Uso da web com frequência faz pessoas perderem a memória e aumentarem habilidade de busca

Estudos anteriores mostravam que o homem estava cada vez mais dependente das informações da internet Depois que a internet tomou conta da vida das pessoas, acabou deixando-as totalmente dependentes das informações on-line e isso acaba fazendo com que haja uma redução na memória. Em contrapartida, aumenta as habilidades de busca na web.

De acordo com uma pesquisa publicada na revista “Science”, a dependência da internet faz com que nós percamos a memória retentiva de dados, porém ganhamos habilidades de procura.

Estudos anteriores já mostravam que o homem estava cada vez mais dependente das informações da internet, no entanto, a experiência pessoal da psicóloga e professora adjunta da Universidade de Columbia revela que o aumento na procura à web com certa frequência a pesquisar sobre determinados assuntos, foi que a levou analisar ainda mais os hábitos de estudo e aprendizado das novas gerações.

E é nesse contexto que o Google é apontado com um dos principais efeitos em reduzir a memória das pessoas e aumentar as habilidades de busca. O estudo realizado pelo Google com o tema “Google Effects on Memory: Cognitive Consequences of Having Information at Our Fingertips”, em português “Efeitos do Google na Memória: Consequências Cognitivas de Ter a Informação nas Pontas dos Dedos” detalha que a população começou a utilizar a internet como o seu “banco pessoal de dados”, o chamado “efeito Google”.

Os computadores chegaram a se transformar em uma espécie de sistema de “memória externa”. “Totalmente dependentes? Quase, o fato é que quando se fala em pesquisa, nos lembramos quase que naturalmente do Google”, reforça o tutor do Portal Educação, Renato de Brito Nicodemos.

Portanto, é importante ressaltar que o ser humano está cada vez mais eficiente em buscar informações na web e a cada dia aumenta a quantidade de pessoas que não memorizam dados porque confiam que podem consegui-los com as habilidades de busca.

Fonte: Portal Educação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente livremente, mas sem abusar do critério da livre escolha de palavras. Assuntos pessoais poderão ser excluídos. Mantenha-se analítico e detenha-se ao aspecto profissional do assunto em pauta.