Oportunidades, Ideias & Negócios
Gilvan Costa
Eu, você e todos os outros comemorando o Dia do Cliente
Você pode até não se achar cliente, mas pensar diferente é um sério engano. Afinal, todos somos clientes. Clientes de uma saúde desprovida de qualidade. Clientes de uma política decadente que dia-a-dia mostra seus “dentes” como um “vampiro” em busca do “sangue” de suas “vítimas”. Clientes de um sistema esnobe, pobre, embrulhado em um formato “consumista” e ilusório. Clientes de uma educação, cultura, economia, dentre outros “produtos” comercializados que não apresentam, ao final da linha, nenhuma qualidade aos olhos ou necessidades de quem espera o melhor. Mas que bom que nem tudo é assim. Existem as exceções. E como exceção temos motivos para comemorar esta sexta-feira, 15 de julho, Dia do Cliente. Sabia? Não? Que bom. Por isso escrevi essa nota. Afinal, o tema é bem amplo. E tudo na vida dá um belo estudo com uma bela tese. É um avanço. E você sabia que existem vários tipos de clientes? Pois é: existem. E alguns deles são os clientes externos e internos. Então quem são os externos? São, independente do canal, todos os que utilizam o seu (ou o meu) serviço ou produto. E então, quem são os internos? Pois é. Estes são aqueles que contribuem para que o seu (ou o meu) serviço ou produto seja “comprado”, “adquirido”, “consumido”, “admirado”, “observado”, “degustado”, “lido”, “comentado” e “falado”. É o “funcionário”, aquele que faz a empresa “girar” economicamente. Então, a todos nós (clientes), parabéns, saúde, felicidade e prosperidade. Comemoremos.
Ecos do Satélite Fevest fervilham nos intelectos da sociedade
A Expressão Editorial (Agência de Jornalismo, Publicidade, Marketing, Eventos, Cursos, Palestras, Workshops e Seminários); o blog do Barbudo (no www.wwwbarbudo.blogspot.com); o meu Orkut, esta coluna e o jornal Nova Imprensa, dentre outras mídias, se fizeram presentes aos desfiles coletivos e as palestras programadas para o Satélite Fevest, na Praça do Suspiro. De terça, 28, a quinta-feira, 30 de junho, palestraram – sempre após os desfiles coletivos - Simone Terra, Amyr Klink e Daniel Godri. Vale a pena relembrar alguns conceitos emitidos pelo trio. 1) “O 'Trade-Marketing' é o estudo do consumidor no momento da compra, no 'Ponto de Venda' (PDV). E esse estudo leva em conta o status, o estilo, o prazer e a sedução do consumidor”; 2) “O 'Marketing Experiencial' envolve alguns dos sentidos humanos, dentre eles o sentir, o tocar e o vivenciar”; 3) “Conhecer as tendências de consumo é surpreender o consumidor”; 4) “A tendência das marcas é a de ter uma identidade própria. Uma marca pode interagir com vários momentos, vários estilos”; 5) “A busca pela informação é constante, afinal, ela (a informação) tem poder”; 6) “A criação de marcas ou algo que remeta o consumidor a um grupo específico é o que chamamos de 'afirmação de identidade' na sociedade”; 7) “É preciso ter 'rituais de consumo' ou seja, sair do lugar comum, expandir as ações voltadas ao atendimento ou a necessidade das pessoas”; 8) “O PDV é dinâmico. Muita coisa pode acontecer quando o consumidor entra no 'ponto de venda'. Preço, promoção e condição de pagamento são alguns dos itens fundamentais ao atendimento do consumidor brasileiro”; 9) “O atendimento faz toda a diferença. É para toda a vida. E tem um poder enorme”. 10) “É muito importante transformar as compras em momentos de prazer”; 11) “Existem tarefas do ser humano que temos que fazer diariamente. Não temos como ficar adiando”; 12) “É incrível como muitas vezes quem está de fora é que enxerga o problema”; 13) “Os bons negócios são feitos entre amigos”; 14) “Se você não quiser subir, ninguém vai te ajudar. Você tem que ser automotivado”; 15) “Somos frutos de onde vivemos”; 16) “O processo de 'melhoria contínua': cada dia suba um degrau”; 17) “Pare de olhar os problemas e busque as soluções”; dentre outras incontáveis frases. Valeu.
Fonte: Nova Imprensa
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