quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Rio Leite Centro reúne produtores em Guapimirim, na Região Serrana

Por Ascom da Secretaria de Agricultura e Pecuária

Meta é promover o fortalecimento do setor e dobrar a produção leiteira no estado

Motivados em conhecer novidades na área de reprodução de bovinos e debater novas tecnologias de produção sustentável do leite, mais de 500 produtores rurais participaram, no fim da última semana, em Guapimirim, na Região Serrana, do 7º Rio Leite Centro. Realizado pela Secretaria de Agricultura, através da Emater-Rio, em parceria com a Embrapa Gado de Leite, o evento contou com o apoio da prefeitura municipal.

A série de encontros com produtores de leite em todo o Estado do Rio, faz parte da estratégia do governo estadual para promover o fortalecimento do setor e alcançar a meta de dobrar a produção leiteira, atingindo um bilhão de litros até 2015. Atualmente este número está na casa dos 600 milhões de litros anuais.

Na solenidade de abertura, representando o secretário estadual de Agricultura, Christino Áureo, o subsecretário Alberto Mofati, lembrou das últimas conquistas do setor agropecuário no estado, como a aquisição das máquinas do programa Estradas da Produção, a criação do programa Rio Genética e a injeção de R$ 60 milhões nas cooperativas decorrentes de créditos de ICMS retidos.

Na opinião do presidente da Emater-Rio, Justino Antônio da Silva, a parceria com a Embrapa Gado de Leite, não só nos eventos Rio Leite, mas em várias outras ações, traduz a integração da pesquisa agropecuária e a extensão rural em prol do desenvolvimento da pecuária de leite fluminense.

Para encerrar o 7º Rio Leite Centro, o extensionista Bruno Oliveira de Cerqueira, da Emater de Rio das Flores, falou sobre sua experiência junto a propriedades de agricultores familiares, mostrando a situação antes e depois da ação extensionista.

- O que mais gostei nessa palestra foi a importância que o técnico deu ao lado social das mudanças. Ele não enfatizou somente o lado econômico do trabalho da Emater-Rio, mas, principalmente, os benefícios sociais para o produtor e sua família - destacou José Peçanha, agricultor de Magé.

O terceiro encontro da série, o 8º Rio Leite Serrana, será realizado no dia 1º de setembro, em São Sebastião do Alto. Dia 15 de setembro será a vez do 4º Rio Leite Noroeste, em Santo Antônio de Pádua. Encerrando os eventos em 2011, no dia 22 de setembro, o 4º Rio Leite Norte, em São João da Barra.

Fonte: ASCOM/RJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente livremente, mas sem abusar do critério da livre escolha de palavras. Assuntos pessoais poderão ser excluídos. Mantenha-se analítico e detenha-se ao aspecto profissional do assunto em pauta.