sábado, 17 de setembro de 2011

Detran se prepara para projeto de meritocracia

Por Julia de Brito

Órgão contratou consultoria para definir indicadores e metas. Projeto de valorização por mérito será para todo o estado

O Departamento de Trânsito do Estado do Rio de Janeiro (Detran-RJ) se prepara, desde o final de agosto, para introduzir a meritocracia em sua estrutura administrativa. O órgão recorreu à consultoria do Instituto de Desenvolvimento Gerencial (INDG) para concluir as etapas preliminares necessárias à realização de projeto de valorização por mérito, que será implementado pela Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) em todas as secretarias e órgãos do estado do Rio, com recursos do Banco Mundial.

O INDG vai assessorar o Detran-RJ na definição de indicadores e metas para alinhar os esforços do órgão às diretrizes estratégicas da presidência do departamento. Paralelamente, irá mapear os dez processos (conjunto de atividades como, por exemplo, vistoria, controle de CNH, entre outros) e propor melhorias com o objetivo de preparar o Detran-RJ para desafios mais ousados no futuro. Após a conclusão destas etapas, será desenhado um novo organograma para o departamento de trânsito.

- Desde o início do governo Sérgio Cabral percebemos que a forma de gestão está se aproximando da que é realizada na iniciativa privada. A meritocracia é, sem dúvida nenhuma, um dos pilares da gestão moderna. Estamos nos assessorando com o INDG que está elencando os dez principais processos do Detran. Queremos focar no conjunto de atividades que vinculam o órgão ao usuário de nossos serviços – ressaltou o presidente do Detran-RJ, Fernando Avelino.

De acordo com o consultor, responsável técnico pelo trabalho realizado no Detran-RJ, Marcus Bitar, a empresa ficou encarregada de ‘arrumar a casa’. A conclusão do trabalho do INDG está prevista para maio de 2012.

- O Detran quer ser o piloto na implantação de indicadores de desempenho que serão um dos principais insumos para o programa de meritocracia do Governo do Estado. Vamos entregar as metas, e os planos de ação de melhoria de processos e de reestruturação organizacional– disse.

Investimento na qualificação de profissionais

Desde o início do governo Sérgio Cabral, o Detran-RJ realiza ações de modernização administrativa. Segundo Fernando Avelino, algumas medidas fundamentais para a implantação da meritocracia já estão sendo adotadas pelo órgão como a convocação de técnicos por meio de concurso público e a capacitação de profissionais. Dez vagas foram oferecidas a funcionários para o curso de especialização em Administração Pública, em parceria com a Universidade do Estado do Rio (Uerj), e outras dez para o curso de extensão em Planejamento e Gestão de Políticas Públicas, realizado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

- O primeiro passo foi preparar o Detran com concursos. Agora vamos ter um novo exame para 96 funcionários técnicos de nível superior. Nosso segundo passo foi melhorar a qualificação dos funcionários com os cursos. Em outubro vamos abrir novas inscrições para outros quatro cursos, a serem iniciados em 2012 – disse.

Fonte: Portal Exame

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente livremente, mas sem abusar do critério da livre escolha de palavras. Assuntos pessoais poderão ser excluídos. Mantenha-se analítico e detenha-se ao aspecto profissional do assunto em pauta.