Gilvan Costa
Nota oficial sem novidade
Imaginem você, leitor, o impacto de uma nota oficial! Já pensou na importância delas??? Pois é? Elas costumam ter significado? Bem... para muitas pessoas não, ou seja, elas “não caracterizam nenhuma novidade e, normalmente, são feitas para amenizar uma informação divulgada anteriormente que, em via de regra, não condiz com a opinião do órgão supostamente envolvido, atingido ou citado”. Talvez seja desta forma que um professor de Jornalismo, Direito ou de Administração, definisse o conceito de Nota Oficial. Para outras categorias, esse tipo de “intervenção informativa” é utilizada apenas para colocar mais “lenha na fogueira”. Já o saudoso Aurélio, se vivo fosse, possivelmente lembraria: “o que existe é definição da palavra ‘nota’. Já a ‘oficial’ foi agregada a definição primária para minimizar o impacto de algo anteriormente divulgado ou comentado que não condiz com a opinião tida como verdadeira”. É para pensar.
Vendas versus compras: o ganha-ganha
Os principais cursos de vendas nesse país discutem a questão do conhecido linear entre os vendedores e compradores. Afinal, eles (os cursos) definem que o ideal é o de todos sairem ganhando no processo, sem prejuízo para as partes. Mas, o que tem sido visto, na prática, é a esperteza de alguns. Querer maquiar, alegando margens pequenas para a compra dos produtos, tem sido a fórmula adotada em muitos casos. A técnica, já manjada, utiliza uma “pressão” para que o preço seja revisto. Mas como, afinal, “pressionar uma tabela” se ela é o resultado dos cálculos empresariais para o custo de uma mercadoria? Bem, com um excelente preparo, jogo de cintura, uma boa cotação, além da avaliação dos itens a serem negociados, o comprador pode sair ganhando. E o vendedor também. O que falta é o preparo que está na receita e no tempero.
Fonte: Nova Imprensa
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente livremente, mas sem abusar do critério da livre escolha de palavras. Assuntos pessoais poderão ser excluídos. Mantenha-se analítico e detenha-se ao aspecto profissional do assunto em pauta.