sábado, 24 de setembro de 2011

Recurso liberado pelo Banco Mundial pode ajudar na reconstrução de Nova Friburgo - Por Matheus Oliveira

Após acordo feito em janeiro com o Governo do Estado do Rio de Janeiro para a liberação de um empréstimo de 400 milhões de dólares, o Banco Mundial liberou na última semana a primeira parcela do empréstimo, depositando na conta do Estado do o valor de 290 milhões de dólares, ainda sem destino certo, que poderá ser usado da maneira que o Governo decidir.
Como o recurso ainda não teve um destino definido, ele pode ser investido em qualquer área como a exploração de petróleo ou nas obras de infraestrutura para Copa e Olimpíadas. Mas o que também precisa de investimentos é a região serrana do Rio de Janeiro, que ainda necessita de várias obras de reconstrução e preparação para que a população possa passar com segurança pelo próximo período de chuvas. Pensando nisso, o deputado federal Glauber Braga, relator da Comissão Especial de Medidas Preventivas Diante de Catástrofes Climáticas, está solicitando ao governador do Estado do Rio de Janeiro, Sergio Cabral, que destine essa verba integralmente para a reconstrução das cidades atingidas pelas chuvas.

Segundo o parlamentar, isso seria importante para realizar várias intervenções nesses municípios: “Defendo que este dinheiro seja utilizado para ajudar na reconstrução das cidades da região serrana atingidas pelas chuvas de janeiro, pois precisamos nos preparar para o próximo período de chuvas. Um exemplo de como utilizar esse dinheiro, é ajudar as famílias que não estão recebendo aluguel social e estão voltando para as áreas de risco. Precisamos também que sejam realizadas obras de intervenção nos locais onde existem possibilidade de deslocamento de pedra e rochas, assim como a dragagem dos rios. Muitos estão assoreados e podem causar novos alagamentos. Por isso defendo que o dinheiro seja investido naquilo que é necessário, pois verbas estão saindo e não podemos mais relacionar os problemas da região com a falta de dinheiro”.

Além disso, será reivindicado que este dinheiro possa ser usado também para limpeza de bueiros, para compra de equipamentos para a Defesa Civil e para a construção de muros de contenção.

O Governo do Estado do Rio de Janeiro já admitiu que precisa de mais dinheiro para reconstruir totalmente a região serrana e, segundo o vice-governador, Luiz Fernando Pezão, cerca de R$ 320 milhões serão necessários principalmente para as cidades de Nova Friburgo e Teresópolis.

Em entrevista ao Nova Imprensa, o vice-governador disse que parte dessa verba liberada inicialmente pelo Banco Mundial, cerca de R$ 142 milhões, já tem como destino a região serrana, para ajudar nas obras de contenção de encostas. Segundo ele, a maior parte desses recursos serão envidados para as cidades que mais sofreram com a tragédia de janeiro. Além disso, ele revelou que o Governo do Estado está tentando novos recursos com a Caixa Econômica Federal e com a Comissão Andina de Fomento (CAF), para que Nova Friburgo e as outras cidades da região serrana possam ter segurança no próximo período de chuvas.

Fonte: Nova Imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente livremente, mas sem abusar do critério da livre escolha de palavras. Assuntos pessoais poderão ser excluídos. Mantenha-se analítico e detenha-se ao aspecto profissional do assunto em pauta.