quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Nova Friburgo distante de ser subsede da Copa e das Olimpíadas Por Matheus Oliveira

Após vários processos de seleção, a FIFA -órgão máximo do futebol mundial- fez uma pré-lista de 150 cidades que podem vir a ser subsedes da Copa do Mundo de 2014. No estado do Rio de Janeiro algumas cidades estão nesta lista, que ainda pode sofrer alterações, como Cabo Frio, Petrópolis, Teresópolis e Armação de Búzios. Já nas Olimpíadas, o COI (Comitê Olimpíco Internacional) já prepara os municípios para abrigarem as delegações durante o maior evento esportivo do planeta, com o processo de seleção ainda em andamento. Nova Friburgo tinha a intenção de receber alguma delegação nesses dois grandes eventos esportivos. Apesar do projeto, a cidade ainda não entrou na pré-lista da FIFA e não possui nenhum indício de que estará recebendo alguma delegação nos Jogos Olímpicos.

As subsede são responsáveis por abrigar delegações dos países que participarão dos dois eventos, além de turistas que acompanharão os dois maiores espetáculos esportivos do planeta. As cidades que estão na pré-lista da FIFA e deverão entrar na do COI, estão recebendo capacitação técnica. A exemplo disso, no dia 12 de agosto o Sebrae promoveu o Programa de Qualificação de Pequenos Meios de Hospedagem (PQPMH), incluindo sete cidades do interior do estado do Rio de Janeiro.

Nova Friburgo foi incluída em um projeto do Governo do Estado que envolvia outras 13 cidades fluminenses para revitalizar diversos patrimônios do estado, através do Programa Nacional do Desenvolvimento do Turismo (Prodetur). Um acordo havia sido assinado com o Banco Interamericano de Desenvolvimento, com as verbas chegando a 187 milhões de dólares. O projeto em Nova Friburgo consistia na reurbanização dos distritos de Lumiar e São Pedro, na implantação do centro de atendimento ao turista e a criação de um centro de convenções, fomentando ainda mais o setor hoteleiro da cidade.

Um dos responsáveis por inscrever Nova Friburgo neste processo de seleção, o secretário municipal de Esportes, Frank James, explicou os motivos da cidade não estar na pré-lista da FIFA e no processo de seleção do COI: “A Secretaria de Esportes da cidade junto com o Friburguense, o principal clube de Nova Friburgo e que conta com uma ótima estrutura, inscreveu a cidade para o processo de seleção para a subsede tanto da Copa quanto das Olimpíadas. Cumprimos todas as exigências deles, mas para nos tornarmos subsede deveríamos passar por uma vistoria técnica, e para isso o Friburguense deveria arcar com todas as despesas da Comissão Avaliadora como transporte e hospedagem, o que totalizaria um custo de cerca de R$ 40 mil. Quando recebi essas exigências informei ao presidente do Friburguense, que disse não ter condições de arcar com esses custos, assim como a Prefeitura também não bancará. Não queremos pagar sem termos a garantia de que Nova Friburgo será escolhida”.

O deputado federal Glauber Braga disse que trazer uma delegação para Nova Friburgo traria um grande retorno, e que seria um grande incentivo para se investir nos atletas da cidade. Mas, apesar deste ponto positivo, Glauber destacou a importância de reconstruir a cidade antes de tudo: “Se Nova Friburgo vier a receber alguma delegação será algo muito positivo, mas para que isso de fato aconteça precisamos tomar medidas urgentes. Eu nunca serei contra isso, mas primeiro precisamos reconstruir nossa cidade para depois investir e trazer uma delegação olímpica e se adequar às exigências do COI e da FIFA. Mas no momento defendo a ideia de que a prioridade é cuidar dos problemas do município, então entre trazer recursos em torno de 40 mil para pagar a vinda de uma comissão avaliadora ou entre trazer recursos para ajudar as famílias que ainda não receberam aluguel social, eu ficaria com a segunda opção”.

Para saber como seria feito o projeto de revitalização de São Pedro e Lumiar e qual impacto a vinda de uma delegação para se hospedar em Nova Friburgo durante esses dois grandes eventos poderia ter no turismo de Nova Friburgo, procuramos o secretário de Turismo, José Carlos Motta, mas fomos informados de que ele estaria viajando. Até o fechamento da matéria, não conseguimos estabelecer novo contato.

Fonte: Nova Imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente livremente, mas sem abusar do critério da livre escolha de palavras. Assuntos pessoais poderão ser excluídos. Mantenha-se analítico e detenha-se ao aspecto profissional do assunto em pauta.