sábado, 28 de abril de 2012

Estado vai lançar programa de estímulo ao empreendedorismo

Objetivo é incentivar negócios nas áreas de Tecnologia e Energia Renovável

O Governo do Rio de Janeiro lançará um programa de Startup (modelo de empresa recém-criada) para estimular e investir em negócios nas áreas de Tecnologia da Informação e Energias Renováveis. O anúncio foi feito durante homenagem ao site de compras coletivas Peixe Urbano por facilitar o empreendedorismo de pequenas e médias empresas fluminenses.

O novo programa - desenvolvido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviço em parceria com a Faperj (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio), o Sebrae e o Rio Negócios - lançará em breve um edital internacional para repassar recursos a fundo perdido para atrair novas empresas. A criação de uma sede e de um conselho para escolher os projetos contemplados estão nos planos do Governo do Rio. No futuro, a Investe Rio (Agência de Fomento do Estado) poderá se tornar sócia do projeto.

Segundo o governador Sérgio Cabral, sites como o Peixe Urbano, criado no início de 2010, é exemplo de empreendedorismo beneficiado pelo bom momento econômico que o Rio de Janeiro vive há quatro anos. Por isso, o Governo do Estado investe, facilita e incentiva a criação de novas ideias e empresas transformadoras.

- O Peixe Urbano é um grande case por dois aspectos: por conceder desconto e diminuir custos; e por usar recursos do século XXI, sem a necessidade de uma logística. Nós temos instrumentos no Rio que favorecem o avanço de empresas, com instituições como a Faperj e a Investe Rio - afirmou Cabral, ressaltando a importância da criação de um Conselho de Tecnologia da Informação no Estado.

Peixe Urbano: novo modelo de negócios

O Peixe Urbano introduziu na América Latina um novo modelo de negócios para incentivar o comércio eletrônico. A empresa já auxiliou mais de 20 mil pequenas e médias empresas, garantindo aos mais de 20 milhões de usuários uma economia superior a R$ 1,5 bilhão, além de gerar emprego e renda. No Rio, são cerca de 1 mil empregados.

- Eu, Julio Vasconcellos e Alex Tabor criamos a empresa para incentivar o comércio. Nos estabelecemos no Rio de Janeiro e estamos fomentando tecnologia no estado. Somos um case para que novas ideias saiam do papel. O Rio de Janeiro vem crescendo em termos de visibilidade nacional e internacional. Isso tudo faz com que o Rio se torne um silício brasileiro - disse um dos sócios-proprietários do Peixe Urbano, Emerson Andrade.

Primeira empresa da América Latina reconhecida pela principal premiação dos Estados Unidos, o Crunchies Awards, o Peixe Urbano auxilia no desenvolvimento do comércio na capital fluminense, em Niterói, Petrópolis, Teresópolis, Friburgo, Barra Mansa, Resende, Volta Redonda, Campos, Macaé e Rio das Ostras.

- Como sabemos, o Rio tem sido contemplado com muitos investimentos nos últimos anos. Na área da Tecnologia da Informação, temos uma enorme perspectiva. O Peixe Urbano cumpre e atente ao nosso grande desafio, que é ajudar no desenvolvimento do Rio - ressaltou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviço, Julio Bueno.

O vice-governador e coordenador executivo de Infraestrutura do Estado, Luiz Fernando Pezão, também participou da cerimônia.

Fonte: Ascom Governo do Estado do Rio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente livremente, mas sem abusar do critério da livre escolha de palavras. Assuntos pessoais poderão ser excluídos. Mantenha-se analítico e detenha-se ao aspecto profissional do assunto em pauta.