segunda-feira, 23 de abril de 2012

Lançado em Nova Friburgo/RJ, o Seminário Serrano de Economia Criativa

Encontro será voltado para empreendedores que podem lucrar, e muito, usando a criatividade


O evento “Café Criativo” lançou, no início do mês, na Casa da Cultura de Nova Friburgo, o Seminário Serrano de Economia Criativa. Ele acontecerá nos dias 10 e 11 de maio, no Teatro Municipal. No lançamento, representantes dos mais importantes segmentos econômico, cultural e turístico como Vicente Bastos, presidente regional da Firjan; Fernanda Gripp, gerente regional do SEBRAE/RJ; David Massena, secretário municipal de Cultura; Flávio Stern, presidente do Nova Friburgo Convention & Visitors Bureau; e Elisabeth Meyer,representante da Acianf, marcaram presença na solenidade.

O Seminário tem por objetivo inserir a Economia Criativa como estratégia de desenvolvimento para Região Serrana do Rio de Janeiro, por meio da apresentação de casos nacionais e internacionais de sucesso da indústria criativa. O evento contará compalestrantes de renomes internacionais que darão dicas de sucesso da indústria criativa, que envolve setores de Moda, Audiovisual, Música, Turismo, Gastronomia, Eventos, Publicidade e Entretenimento. Ana Carla Fonseca Reis, assessora em Economia Criativa para a ONU, consultora e conferencista internacional, tendo palestrado em todos os estados brasileiros e em 22 países, é uma das palestrantes e abordará o tema Economia Criativa, Inovação e Negócios e Cidades Criativas.

Para ajudar empreendedores a tornar negócios e organizações ainda mais bem sucedidos, o especialista em negócios criativos e digitais, David Parrish, ministrará sobre área de gerenciamento em indústrias criativas. Na área Turística, o palestrante será o secretário de Cultura de Paraty, Amaury Barbosa, criador do calendário de eventos da cidade, que é reconhecidamente o maior caso de sucesso em Turismo Cultural do Estado do Rio de Janeiro. No segmento gastronômico, Roberta Sudbrack é reconhecidamente uma das melhores chefs de cozinha do Brasil. Vencedora de inúmeros prêmios e gastronomia, seu restaurante foi escolhido como um dos melhores do mundo por crítica especializada.

O Seminário de Economia Criativa terá a presença de Camila Toledo, especialista em Moda e tendências, com 10 anos de experiência no mercado. Com um olhar certeiro para interpretar as influências internacionais, Camila visita durante todo o ano os quase 200 clientes do Stylesight no Brasil, onde atua há quatro anos, para ajudar a determinar os rumos das suas coleções, tornando seus pontos de vista essenciais para as equipes de estilo. Guime Davidson, vice-presidente da agência WMccann e diretor criativo da equipe de Washington Olivetto desde os tempos da WBrasil também está confirmado.

O convidado para falar sobre o segmento audiovisual é Steve Solot, fundador e presidente do Centro Latino-Americano de Treinamento e Assessoria Audiovisual (LATC), presidente da Rio Film Commission, e atuou como executivo da Motion Pictures Associations para América Latina durante 25 anos. E, finalizando, Heliana Marinho, gerente de Economia Criativa do SEBRAE-RJ, grande estimuladora, participa de conferências, seminários e conselhos no Brasil e no Mundo, com grande experiência de ações para o artesanato, para música, eventos e muitas outras ações de economia criativa.

A Economia Criativa engloba desde mercados informais até multinacionais; movimenta e desenvolve setores que envolvem trabalho, educação e entretenimento; gera trabalho e renda; promove a inclusão social; desenvolve a capacidade criadora e inventiva do ser humano; possui baixo impacto ambiental; respeita a diversidade; promove a integração da sociedade; além da possibilidade de crescimento econômico mesmo em momento de crise.

A evidência da importância desse segmento também se faz notar em importantes instituições como a APEXBRASIL, que tem a Unidade de Economia Criativa que atua no estímulo à exportação dos segmentos criativos, assim como o SEBRAE-RJ, que há três anos criou a gerência de Economia Criativa e desenvolve ações de excelência junto aos segmentos identificados.

Segundo Thiago Mello, diretor de marketing do Instituto Serrano de Economia Criativa (ISEC) e um dos realizadores do evento, “é uma audácia trazer à luz a discussão e a criação de uma agenda positiva para a Região Serrana na perspectiva da inclusão do elemento humano como fio condutor primário e absoluto capaz de criação, do valor simbólico inteligível e criador de riquezas; essas, inestimáveis e imponderáveis”, destacou.

Para Vicente Bastos, presidente regional da Firjan, “a realização do seminário é uma iniciativa importante e relevante pelo momento em que vivemos. A Economia Criativa é um conceito amplo que se permite trabalhar de forma segmentada. È uma excelente oportunidade para indivíduos que querem se exprimir de forma criativa e uma indústria de fácil entrada”, relatou.

- O SEBRAE-RJ apoia e patrocina este evento porque a instituição vem atuando em ações de cultura e turismo na região. Em Nova Friburgo este seminário resgata tudo o que a cidade tem de bom e, a importância cultural que é muito forte. O momento é oportuno e os temas são relevantes. O resultado será muito positivo, disse a gerente regional do SEBRAE-RJ, Fernanda Gripp.

Para Flávio Stern, diretor do Convention & Visitors Bureau, a participação das pessoas neste evento é de suma importância, principalmente pelo desdobramento. Em minha opinião, não basta apenas conhecer o conceito de Economia Criativa, mesmo que os resultados apareçam a médio ou longo prazo tem de seguir o caminho novo, que é da criatividade, da inovação, do avanço. Isso é muito bom porque poderá alavancar o turismo regional. Essa ação é pioneira no interior do Estado e será um grande sucesso devido à possibilidade de as pessoas crescerem economicamente criando, desenvolvendo e modificando o seu dia-a-dia, concluiu.

Já o secretário municipal de Cultura de Nova Friburgo, David Massena, diz que Nova Friburgo é um grande celeiro criativo em todos os segmentos e debate o assunto frente a todo o Estado do Rio, com a exceção da capital. “O mundo inteiro discute a Economia Criativa como um caminho para redescobrir novas possibilidades de desenvolvimento econômico de um país, estado ou cidade. Então, o município mais uma vez sai na frente, exatamente quando se comemora o centenário da industrialização no município, trazendo à tona um seminário sobre Economia Criativa”, disse.

Elizabeth Meyer, representante da Associação Comercial Industrial e Agrícola de Nova Friburgo (ACIANF), lembrou que “Steve Jobs era um expoente da criatividade mundial por isso, e toda ação que traga qualquer tipo desenvolvimento para a cidade deverá ser apoiada e incentivada”, ressaltou.
 
Fonte: Burburinho Assessoria de Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente livremente, mas sem abusar do critério da livre escolha de palavras. Assuntos pessoais poderão ser excluídos. Mantenha-se analítico e detenha-se ao aspecto profissional do assunto em pauta.