domingo, 26 de agosto de 2012

Ferramenta virtual vai facilitar acompanhamento de convênios estaduais

Isabel Kopschitz

Atualmente, Estado mantém cerca de 2 mil, que somam aproximadamente R$ 10 bilhões

O Escritório de Gerenciamento de Projetos da Casa Civil (EGP-Rio) do Governo do Estado do Rio acaba de assinar convênio com a PUC-Rio para desenvolver o sistema CONVERJ, ferramenta virtual destinada a facilitar e assegurar o acompanhamento de convênios estaduais. A iniciativa complementa as ações realizadas para a melhoria da gestão estadual, já que, através do CONVERJ, será possível ter maior controle sobre as verbas repassadas, tanto a instituições e entidades sem fins lucrativos, quanto a municípios. Atualmente, o Estado do Rio mantém cerca de 2 mil convênios, que somam aproximadamente R$ 10 bilhões.

De acordo com a Casa Civil, o software passará a ser utilizado, a partir de maio de 2013, nas secretarias de Assistência Social e de Esporte e Lazer. A previsão é de que as demais secretarias façam a implantação do sistema, gradualmente, de junho do mesmo ano, até janeiro de 2014. Com o CONVERJ, será possível que tanto o Estado quanto os conveniados vejam, online, o valor das verbas, seu destino, sua utilização, entre outros dados. As notas fiscais de cada processo, por exemplo, serão escaneadas e constarão do sistema.

Segundo o subsecretário adjunto do EGP-Rio, José Cândido Muricy, a ferramenta vai proporcionar a cada uma das secretarias e ao Governo, como um todo, uma visão geral e estratégica dos investimentos de cada pasta, ou seja, permitirá um maior controle sobre as políticas públicas realizadas. Para ele, a visualização online dos detalhes do processo de cada convênio permitirá uma atuação preventiva do Estado, no sentido de mitigar quaisquer riscos de problemas de prestação de contas. Outra vantagem do sistema é que possibilitará o cruzamento de informações, gerando mapas que mostrem os investimentos do Estado em cada área.

- O software é um novo marco na gestão de convênios do Governo do Estado do Rio, vai oferecer transparência aos recursos concedidos. Nenhum outro estado do país tem um sistema tão eficiente. Vamos nos consolidar na dianteira dessa área - afirmou Muricy.

De acordo com Andrea Andrade Lengruber, coordenadora de auditoria da Auditoria Geral do Estado (AGE), o CONVERJ ajudará a acabar com os gargalos na análise da prestação de contas de quem recebe recursos do Estado, proporcionando maior transparência para todos os envolvidos. O resultado, segundo ela, será benéfico tanto para o Governo e os tomadores de recursos quanto para o cidadão comum, que poderá acompanhar online as movimentações de cada convênio.

- A partir do momento em que o sistema entrar em ação, o Governo inteiro vai visualizar como seus recursos estão sendo empregados. Será uma grande vantagem e nos ajudará a otimizar a prestação de contas - disse Andrea.

Fonte: Secom Governo do Estado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente livremente, mas sem abusar do critério da livre escolha de palavras. Assuntos pessoais poderão ser excluídos. Mantenha-se analítico e detenha-se ao aspecto profissional do assunto em pauta.