SÃO PAULO - Após uma grave crise financeira que fez os produtos da marca Gradiente sumirem das lojas nos últimos três anos, a companhia prepara sua volta ao mercado a partir de abril de 2010.
Desde 2007, a empresa enfrenta dificuldades para pagar credores, funcionários e comprar componentes eletrônicos de fornecedores.
Em 2008, a companhia chegou a anunciar que seus produtos não tinham garantia de fábrica, pois não conseguia mais comprar peças junto a fornecedores para alimentar sua rede de assistência técnica.
Com dívidas avaliadas em mais de R$ 380 milhões, a Gradiente viu sua força no varejo de eletrônicos derreter frente à ascensão de marcas como asiáticas que, desde a abertura da economia brasileira nos anos 90, ganham mercado continuamente no país.
Nesta quarta-feira (9), no entanto, a Gradiente enviou um comunicado à CVM (Comissão de Valores Mobiliários) anunciando que retornará ao mercado a partir do segundo trimestre do ano que vem.
O grupo que controla a Gradiente, liderado pelo fundador da empresa, Eugênio Staub, afirma que já renegociou mais de 70% das dívidas da empresa.
Do ponto de vista legal, todas as dívidas e pendências judiciais ficarão sob responsabilidade da Gradiente, ao passo que a nova operação do grupo vai funcionar sob o nome de uma nova empresa, a Companhia Brasileira de Tecnologia Digital.
Com a estrategia, o grupo espera faturar com o crescimento no consumo de eletrônicos no país, impulsionado pela inclusão de novos consumidores no mercado, notadamente famílias da classe C que veem seu poder aquisitivo subir. Após um 2009 de leve retração, a Abinee (Associação Brasileira da Indústria de Eletroeletrônicos) prevê que o setor cresça até 14% em 2010.
Fonte: Info Plantão
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