SÃO PAULO – O reinado online do grupo B2W, dono dos sites Submarino, Shoptime e Americanas.com pode estar ameaçado.
Segundo um estudo da Serasa Experian Hitwise, a fusão de Grupo Pão de Açúcar e Casas Bahia (Nova PontoCom), anunciada semana passada, pode trazer um cenário mais competitivo e concentrado ao setor do comércio online, dado o alto crescimento de suas lojas nos últimos meses.
As lojas do Nova PontoCom cresceram 70,5% em seu market share de visitas, de abril até novembro deste ano. No mesmo período, a B2W ascendeu apenas 11,7% no número de visitações.
Deste modo, as projeções colocam o Nova PontoCom, que também integra os sites de Extra e Ponto Frio, como segundo colocado no setor, bem a frente do Magazine Luiza e atrás do grupo B2W.
De acordo com a pesquisa, o varejo online poderia ser representado na seguinte ordem de dominância: 1º B2W (48,44%); 2º Nova PontoCom (22,25%) e 3º Magazine Luiza (8,87%). Uma competição com dois grandes pólos, formado por conglomerados de sites.
Com os sites isolados, o cenário de market share de visitas é: 1º Americanas (26,62%); 2º Submarino (15,19%); 3º Magazine Luiza (8,87%); 4º Casas Bahia (8,21%); 5º Extra (8,03%); 6º Shoptime (6,63%) e 7º Ponto Frio (6,01%).
Segundo consta na divisão acionária da Nova PontoCom, 17% ficará para as Casas Bahia e 83% para o Pão de Açúcar.
A Serasa Experian Hitwise comunica que a “partilha não reflete o share de visitas entre os dois grupos, já que as Casas Bahia detêm 36,4% do share de visitas do grupo, enquanto que o Pão de Açúcar, representado por Extra e Ponto Frio, soma 63,3%”.
O acordo entre Casas Bahia e Pão de Açúcar
A operação que uniu Casas Bahia e Pão de Açúcar foi um dos maiores negócios do ano no Brasil e, de acordo com os balanços apresentados pelas empresas relativos a 2008, formará um conglomerado com faturamento anual de quase R$ 40 bilhões.
No ano passado, o Pão de Açúcar apresentou faturamento de R$ 25,7 bihões. Já as Casas Bahia anotaram vendas de R$ 13,9 bilhões.
O negócio deve recolocar o Pão de Açúcar na liderança do setor varejista no Brasil, ultrapassando a operação do Carrefour.
Trata-se da segunda compra que o Grupo Pão de Açúcar fez este ano no setor de varejo. Em junho, o grupo controlado por Abílio Diniz fechou a aquisição da Globex Utilidades, empresa que administra a rede Ponto Frio.
Segundo comunicados, as duas empresas terão integração do centro administrativo, da logística e da TI.
Também está prevista a unificação das plataformas de e-commerce dos sites www.extra.com.br, www.pontofrio.com.br e www.casasbahia.com.br.
Fonte: Info Plantão
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