A Guarda Municipal de Nova Friburgo foi regulamentada, através de lei aprovada, por unanimidade, pela Câmara de Vereadores na noite da última terça-feira, 01. A notícia é comemorada pelo diretor, major Alexandre Correia Pitaluga, que tão logo assumiu a GM no início do ano, se prontificou a lutar pelos direitos dos profissionais que atuam na corporação, assim como para contribuir com a melhoria dos serviços prestados, em prol da população friburguense, meio ambiente e turistas.
Segundo o major Pitaluga, até então uma Resolução, datada de 1963, é que direcionava a atuação da Guarda, sendo que, atualmente, não está mais de acordo com as necessidades do município, principalmente considerando-se o crescimento de Nova Friburgo nos últimos anos, de uma maneira geral.
Município já pode ser inserido no Programa Nacional de Segurança
O projeto de lei foi para a regulamentação, elaborado por uma equipe da própria Guarda Municipal e entregue à Procuradoria do município para análise. Em seguida, foi enviado à Casa Legislativa. Na noite de terça-feira, 02, o projeto foi defendido pelo líder do Governo na Câmara, vereador Marcelo Verly, sendo aprovado por unanimidade.
A regulamentação permite alguns ajustes frente à Secretaria Nacional de Segurança Pública, o que beneficia os profissionais da GM e a população. O diretor da Guarda destaca a 'Bolsa Auxílio', no valor aproximado de R$ 400,00, que poderá vir a contemplar também os guardas municipais, uma vez que bombeiros e policiais militares já a recebem.
Além disso, a regulamentação da GM é um dos passos para que Nova Friburgo seja inserida, a partir de 2010, no Programa Nacional de Segurança e Cidadania (Pronasci), que prevê verbas para a área de segurança pública, que não foram destinadas ao Município, este ano, por falta de sua adesão desde o ano passado, a tempo de ser inserido no atual exercício.
Entre suas atribuições, a Guarda Municipal passa a ter as seguintes Inspetorias: 'Guarda escolar', 'Guarda de proteção ao turista' e 'Guarda Ambiental', além de dar suporte, quando necessário, às atividades da Defesa Cilvil; ter função preventiva e ostensiva, desde que uniformizados e com identificação visível, podendo inclusive portar armas de defesa, de acordo com o Estatuto do Desarmamento (Lei nº10.826, de 22 de dezembro de 2003), entre outras.
A Lei estabelece ainda também que “o ingresso na carreira de Guarda Municipal dar-se-á mediante concurso público de provas ou provas e títulos e cursos de formação, sempre na função inicial da Guarda Municipal e conforme dispuserem a legislação municipal e o respectivo edital”.
Pitaluga esclareceu ainda que “os guardas municipais já atuavam em apoio à Defesa Civil, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros. Porém não estavam resguardados em caso de acidentes. Eles poderão portar cassetete, gás de pimenta e bastão, por exemplo. Os guardas terão a oportunidade de serem reconhecidos pelo seu trabalho, além de preservarem o patrimônio público. Eles passam a ser pró-ativos. É nosso desejo e nossa obrigação cooperar com os órgãos de segurança pública estadual e municipal”.
O major Pitaluga ainda acrescentou que, recentemente, foi criado um blog (www.guardamunicipaldenovafriburgo.blogspot.com) para que toda a sociedade possa acompanhar as ações e dar sugestões, além de disponibilizar os números de telefones 2525-9128 e 2525-9129 para mais informações.
Segundo ele ainda “o próximo passo é buscar parceiros para melhorar a infra-estrutura da Guarda Municipal. Com a legalização das inspetorias ligadas às áreas de Educação e Turismo vamos buscar recursos para melhor os serviços a cada dia”. – disse Pitaluga, aproveitando ainda para anunciar: “A Guarda Municipal, em parceria com a Empresa Brasileira de Meio Ambiente (EBMA), reflorestará 20 hectares do Sanatório Naval com espécies nativas. Junto com técnicos ambientais, vamos demarcar a área e monitorar durante três anos”, destacou o major.
Fonte: SECOM/NF
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Muito bom,muito bonito.Mas será que desta vez os 150 Guardas Municipais de Nova Friburgo vão receber um sálario digno?
ResponderExcluirNova Friburgo não poderá receber os recursos do Projeto do PRONASCI porquê não tem nomínimo 200.000.00MIL Habitantes, sendo um dos critérios do Programa Nascional de Segurança Pública com Cidadenia.Portanto não a dianta ficar falando em "Bolsa auxílo no valor de R$400,00.Será que o Governo Municipal não poderia dar esse tal Bolsa auxílo para os Guardas poderem trabalhar mais dedicados e até mesmo em suas funções, uma vez que,são eles quem fazem o Políciamento Comunitário nas ruas e praças da Cidade mantendo um contado mais direfo com os Cidadãos Friburguenses.
ResponderExcluir