quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Inauguração de frigorífico em Nova Marilândia fomenta economia do Médio Norte

A inauguração do frigorífico de aves da União Avícola Agroindustrial e outras importantes obras de infraestrutura, entregues pelo Governo do Estado de Mato Grosso na sexta-feira (18), foi uma festa para a população de Nova Marilândia (392 Km ao Médio Norte de Cuiabá). A ação é parte das festividades do aniversário de 18 anos da cidade, completados neste sábado (19).


O empreendimento industrial vai beneficiar não só o município, mas toda a região que já começa a registrar mudanças no perfil econômico local. A dona de casa Geralda Andrade Alves, do município de Nova Marilândia, conta que o novo empreendimento ajuda toda a cidade, com trabalho e condições para uma melhor qualidade de vida. O exemplo está na própria família dela, onde o genro e o irmão fazem parte dos empregados do frigorífico.

Nesta primeira fase, a indústria gera cerca de 500 vagas de emprego direto, com a previsão de abrir em torno de 1.400. Conforme o diretor regional de Operações Mato Grosso, Ideraldo Lima, representante do empreendimento, a unidade entra em operação no próximo mês de fevereiro a princípio para o abate de 70 mil aves ao dia. Numa segunda fase serão 140 mil com a indústria toda ativada. São investimentos de R$ 52 milhões em uma planta de 13.567,66 metros quadrados de área construída.

A mudança do perfil traz ainda uma transformação na política socioeconômica do município, segundo o secretário de Estado de Indústria, Comércio, Minas e Energia, Pedro Nadaf. “Não apenas estas indústrias (contando outros investimentos na região) vão fazer o processo de transformação, mas a utilização de outras indústrias, que vêm para fornecer produtos e serviços para todos os frigoríficos”, completou o secretário ao lembrar que o investimento movimenta toda a atividade comercial e a infraestrutura, “que obrigatoriamente tem que vir para o município”.

A pavimentação asfáltica da MT-160 é um exemplo deste desenvolvimento. Ainda na sexta-feira, o governador de Mato Grosso, Blairo Maggi, inaugurou 10,5 quilômetros de asfalto na rodovia, além de praças no bairro Renascer e também no Planalto. Para Olinda dos Santos Fernandes, moradora há 13 anos do Renascer, a obra é “uma excelente alternativa de lazer ainda mais para uma cidade tão pequena. Aqui as crianças poderão brincar mais à vontade”, disse Olinda.

“É uma região que aos poucos encontra o seu caminho de crescimento, progresso, é a expectativa de melhores dias. Esta região tem terras muito ricas e boas. Uma infraestrutura que poucas regiões do Estado têm, que são as rodovias, todas asfaltadas, então faltava esta industrialização depois que acabou o garimpo”, concluiu o governador de Mato Grosso, Blairo Maggi.

Fonte: Gazeta Digital

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente livremente, mas sem abusar do critério da livre escolha de palavras. Assuntos pessoais poderão ser excluídos. Mantenha-se analítico e detenha-se ao aspecto profissional do assunto em pauta.