quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

PRIMEIRA MÃO: Lançadas as obras da Estação de Olaria, que têm conclusão prevista para abril em Nova Friburgo

O sonho do prefeito Heródoto Bento de Mello, que quer fazer de Nova Friburgo um município-parque, começa a se tornar realidade. As obras da Estação de Tratamento de Esgoto (Ete) de Olaria, localizada próxima ao Country Club, com dois mil metros quadrados, estão adiantadas e foram apresentadas oficialmente nesta terça-feira, 15, ao chefe do executivo friburguense, secretários, vereadores e demais autoridades.


A estação - a primeira a ser construída e a segunda maior do total de seis - terá capacidade para tratamento de 30 por cento do esgoto de todo o município, com vazão máxima de 220 litros de esgoto por segundo, o que representa 310 milhões de litros mensalmente, beneficiando inicialmente cerca de 50 mil friburguenses.

A tecnologia aplicada na estação é única no Estado do Rio de Janeiro, com sistemas de Biorreatores de Leito Móvel (MBBR), que possibilitam a remoção de aproximadamente 95 por cento da matéria orgânica durante o processo de tratamento do esgoto. Tudo isso sem ruídos e emissão de odores desagradáveis, como explicou o vice-presidente da Fundação Bio-Rio, Angelo Luiz Monteiro de Barros, ele próprio que desenvolveu a tecnologia e detém a patente da peça (pequenos carretéis plásticos que auxiliam no processo de tratamento aeróbico do esgoto).

A construção da Ete Olaria deverá ser concluída até abril. Segundo o superintendente da Águas de Nova Friburgo, engenheiro Alexandre Bianchini, o município estará, em três anos, entre as dez cidades líderes em saneamento no Brasil. Ele lembrou que, enquanto a média nacional dos municípios é de 20 por cento de seu esgoto tratado, Nova Friburgo atingirá 90 por cento.

O prefeito Heródoto ressaltou a importância desse fato em tempos de discussão do clima global. O encontro internacional de Copenhagen, na Dinamarca, que debate investimentos na redução de poluentes no meio ambiente, defende com firmeza o saneamento como um dos avanços para conter o aquecimento da terra.

- Uma cidade só é civilizada quando tem saneamento. Nova Friburgo precisa urgentemente abraçar a causa ambiental e cuidar dos seus rios e matas. A Prefeitura Municipal e a Águas de Nova Friburgo estão trabalhando para posicionar o município na rota do desenvolvimento sustentável. Temos que cuidar do nosso maior bem: a natureza. - avaliou o prefeito Heródoto.

Futuro do projeto

Nos próximos três anos, cerca de seis quilômetros de tubos interceptores estarão instalados para a coleta do esgoto e mais cinco Estações de Tratamento serão construídas (Centro, Cônego, Ponte da Saudade, Córrego Dantas e Conselheiro Paulino), além de Olaria. Juntas, as seis estações tratarão mais de 1 bilhão de litros de esgoto por mês, o que representa 90% do esgoto de todo o município.

A direção da Águas de Nova Friburgo investirá, até 2012, R$ 80 milhões nas obras de saneamento, direcionados à limpeza e preservação dos rios friburguenses. Até o final de 2010, além da estação que está construindo para atender Olaria, a concessionária prevê a entrega também da ETE do Centro da cidade.
 
Fonte: SECOM/NF

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente livremente, mas sem abusar do critério da livre escolha de palavras. Assuntos pessoais poderão ser excluídos. Mantenha-se analítico e detenha-se ao aspecto profissional do assunto em pauta.