quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Vazante de rios provoca retirada de toneladas de peixes de reserva no Amazonas

MANAUS - Cerca de 80 toneladas de tucunaré, aruanã e jaraqui estão sendo retiradas da Reserva Ambiental no Lago do Piranha, em Mananacapuru, a 68 quilômetros de Manaus, no Amazonas. A medida foi adotada para evitar a morte dos peixes, por causa da vazante dos rios da região.


Com a vazante do rio, a má qualidade da água deixa os peixes com poucas condições de sobrevivência. Para evitar a mortandade, a Secretaria de Meio Ambiente de Manacapuru autorizou a retirada do excesso de pescado nos lagos da reserva.

De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Daniel Guedes, o produto é vendido para um frigorífico do município.

Criada em 1997, a Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Piranha é o principal berço da reprodução do tambaqui e pirarucu na região. Um lugar farto e de muita beleza natural, mas que este ano tem levado sofrimento aos moradores, com os fenômenos da cheia e seca dos rios.

Só é possível chegar ao lago de canoa ou lancha de pequeno porte. Segundo os moradores, se o rio não voltar a subir nos próximos 15 dias, dezenas de famílias devem ficar isoladas dentro da reserva.

Fonte: O GLOBO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente livremente, mas sem abusar do critério da livre escolha de palavras. Assuntos pessoais poderão ser excluídos. Mantenha-se analítico e detenha-se ao aspecto profissional do assunto em pauta.