A Assembleia Legislativa do Rio aprovou, nesta quinta-feira (11), em segunda discussão, o Projeto de Lei de autoria do Deputado Rogério Cabral que institui no estado o Programa Amigos da Natureza, destinado a prestar apoio financeiro aos produtores rurais que se empenhem na preservação dos recursos hídricos e na preservação da vegetação ou reflorestamento.
O projeto assinado pelo presidente da Comissão de Agricultura, Pecuária e Políticas Rural, Agrária e Pesqueira da Casa autoriza o estado a, em parceria com demais governos e com a iniciativa privada, pagar pelas medidas de conservação.
O valor do apoio será fixado por hectare por área de preservação ambiental e poderá aumentar em 50% sempre que um conjunto de medidas individuais puder constituir um projeto de conservação de micros ou bacias hidrográficas. Embora o texto não traga o valor do auxílio, que deverá ser estabelecido pelo estado, define seu prazo mínimo: 10 anos.
Na justificativa à proposta, Rogério explica que a manutenção da água potável é uma preocupação nacional e defende que a medida auxiliará a preservação da Mata Atlântica.
“Sabemos que os recursos hídricos são preservados através do equilíbrio ambiental, onde a cobertura vegetal tem papel preponderante na sua conservação e proteção, e a Mata Atlântica é um dos biomas mais ameaçados do planeta. Alarmantes 93% foram destruídos ao longo dos diferentes ciclos econômicos brasileiros”, argumenta.
Fonte: Divulgação
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente livremente, mas sem abusar do critério da livre escolha de palavras. Assuntos pessoais poderão ser excluídos. Mantenha-se analítico e detenha-se ao aspecto profissional do assunto em pauta.