terça-feira, 23 de março de 2010

Como fazer ações de marketing para inauguração de uma loja sem gastar muito?

Quem tem poucos recursos financeiros precisa usar e abusar de um dos recursos mais preciosos com que Deus premiou a nós, brasileiros: a criatividade

Por Marcelo Cherto*

"Preciso de ajuda para fazer ações de marketing na inauguração da minha loja. Estou abrindo uma loja com poucos recursos para investir em marketing e gostaria de saber quais ações posso utilizar na inauguração com um custo baixo, mas que, ao mesmo tempo, atenda meu público-alvo."

Neilor Carvalho

Carvalhos - MG

Meu caro Neilor:

Para lhe dar uma resposta mais efetiva, eu precisaria de mais informações sobre sua loja (ramo, localização, mix de produtos e serviços, público-alvo, etc). No entanto, vou me arriscar a lhe dar uma resposta genérica, esperando que ela lhe seja útil.

Quem tem poucos recursos financeiros precisa usar e abusar de um dos recursos mais preciosos com que Deus premiou a nós, brasileiros: a criatividade. Ou seja: ouse. Faça diferente. Se todo mundo estiver fazendo “zig”, procure fazer “zag”. Pense fora da caixa.

Apenas tome cuidado para não “matar o paciente por excesso de remédio”, sabe como é? Ousadia em excesso pode virar brega e ser um tiro no pé...

Tenho estado em eventos de inauguração de lojas nos quais, com pouquíssima grana, os donos conseguem fazer coisas bem interessantes. Num deles, a empresa contratou um sorveteiro, que estacionou seu carrinho na entrada da loja e dava um picolé a quem entrasse. Num outro, havia um carrinho de pipoca. Em outro, foi feito um desfile de lingerie, com modelos lindas andando para lá e para cá só de calcinha e sutiã. Em outro, a empresa fechou um acordo com uma marca de cerveja, que colocou tinas enormes cheias de gelo e garrafas long-neck, que fizeram enorme sucesso com a moçada. Eu mesmo, uma vez, pensei em organizar uma festa “setembrina” (uma festa junina em setembro), com correio elegante, paçoca, quentão e o escambau.

É claro que a ação deve levar em consideração o perfil do público-alvo da loja. Não sei se distribuir garrafinhas long-neck para senhorinhas de 80 anos é uma boa ideia. Se bem que as velhinhas de hoje em dia andam tão “saidinhas” que até pode ser...

Analise seu público-alvo. Tente entender, sem pré-conceitos, do que é que ele gosta, com o que sonha, quais são suas fantasias. E encontre um jeito baratinho de brincar com isso. Toque na emoção das pessoas, no lado criança que todas têm dentro de si.

Alguém que viva em cidades como São Paulo e Rio, recebe diariamente, em média, 3.000 apelos ao consumo, na forma de anúncios impressos e eletrônicos, outdoors, rótulos, folhetos, embalagens, convites, etc. Só que o cérebro humano não consegue processar mais do que 200 desses apelos. Ou seja: a maioria é desperdiçada. O único jeito de você se sobressair nessa Babel mercadológica é sendo muito relevante para o consumidor, ou sendo tão diferente que ele não possa deixar de notar você.

Espero haver ajudado.

* Marcelo Cherto é CEO da GrowBiz, sócio da Franchise Store e da MD Comunicação, membro da Academia Brasileira de Marketing e integrante do Global Advisory Board da Endeavor Global

Fonte: Pequenas Empresas Grandes Negócios

3 comentários:

  1. Muito boa sua resposta, gostaria porém que me desse alguma dica de como posso atingir clientes interessados por madeira, estou abrindo nesses dias uma madeireira - marcenaria e queria saber o que pode interessar aos meus futuros clientes.

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  2. estou abrindo uma pequena loja de mágicas, e tenho poucos recursos financeiros.como posso fazer uma boa divulgação?
    E não tem nenhuma loja com esse perfil próximo.

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  3. Boa tarde, tenho uma loja de esquadrias de alumínio e vidro temperado, porém não consegui ate agora fazer uma divulgação.
    nesta altura do campeonato estou totalmente sem recursos financeiros mas não vou desistir do meu sonho.
    Você poderia me ajudar com alguma ideia ou opnião.

    Obrigado.

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