Luz, Camera e Ação: O vendedor vai mostrar seu produto a um cliente e sabe que precisa ser marcante, quer impressionar e fazer com que o cliente fique imensamente atraído por sua proposta. Mas sua proposta pode ser apenas mais uma! O que fazer
Todos nós vendedores somos atores e representamos um papel para cada cliente, dependendo do motivo de compra, das necessidades e do lado emocional da venda.
É preciso entender mais de teatro para ser um sucesso em vendas? Eu concluo que sim, é fundamental saber DRAMATIZAR ao apresentar sua proposta comercial e assim fazer com que o cliente lembre-se de você, de sua empresa e de seu produto por muitos dias.
Fiz teatro por algum tempo e em alguns importantes treinamentos de vendas que fiz, aprendi técnicas de comunicação e interpretação de textos, oratória, comunicação corporal, congruência, dramatização.
Dramatizar é tornar sua mensagem marcante, dar emoção com criatividade para ser entendido e causar uma ótima impressão com seu interlocutor.
No programa de treinamento Sucesso em Vendas®, inclui uma sessão teatral, para desenvolver flexibilidade e criatividade nos profissionais que participam. É muito divertido e importante para todos que participam do treinamento. Muitos me trouxeram resultados espetaculares, como por exemplo, um vendedor de informática que em vez de simplesmente demonstrar um laptop, decidiu reforçar a sua durabilidade, um dos pontos que o cliente mais importava ao cliente, se o computador era resistente, além de potente. Assim o vendedor largou o laptop de suas mãos na frente do cliente, deixando o mesmo cair no chão com força. Imaginem a cara do cliente, mas o vendedor o pegou, ligou-o e quando o cliente viu que o mesmo estava intacto e funcionando perfeitamente, ficou impressionado.
Mas por favor, não saia jogando seu produto no chão, pode não dar certo. Procure pensar no que poderia fazer assim que fizesse a apresentação de sua proposta, usando toda sua criatividade.
Outro exemplo: Uma talentosa vendedora de imóveis, um corretora que também conheci. Sabendo que o maior motivo de compra do cliente era tranqüilidade, levou-o para conhecer um apartamento adequado onde lá já havia colocado duas cadeiras. Quando chegaram, o cliente estranhou as cadeiras colocadas no meio da sala. A corretora mostrou o apartamento e depois o convidou a sentar-se e começou a explicar mais sobre as condições de venda do apartamento e depois que falou em na tranqüilidade que o cliente poderia conquistar. Em seguida, ficou em total silêncio e pediu que o cliente também ficasse. Um silêncio, quebrado eventualmente pelo som dos passarinhos, e nada mais. Uma tranqüilidade enorme! Após alguns segundos, a corretora perguntou ao cliente: Seria essa tranqüilidade que o senhor tanto esperava?
Dramatizar é criar um algo mais após oferecer seu produto ou serviço. É a forma como o cliente lembrará de você e de sua oferta.
Uma dramatização deve ser rápida (no máximo 45 segundos de fala) e você deve se sentir confortável com ela. Evite contar piadas ou histórias se não for um bom contador. Se tiver uma grande idéia que queira compartilhar comigo para eu te ajudar, pode me enviar um e-mail: ortega@marceloortega.com.br
Sucesso em Vendas e Bons Negócios.
*Marcelo Ortega é palestrante e consultor focado em melhorar resultados de vendas e produtividade de equipes comerciais. Marce,lo também é autor dos livros SUCESSO EM VENDAS e INTELIGÊNCIA EM VENDAS.
Fonte: Carreira e Sucesso
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