terça-feira, 23 de março de 2010

Prefeito Heródoto visita Estação de Tratamento de Esgoto

No Dia Mundial da Água, engenheiro e chefe do Executivo vistoria a obra da primeira ETE da cidade

No dia mundial da água (22 de março), o prefeito e engenheiro Heródoto Bento de Mello fez uma visita técnica às obras de construção da primeira Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do município, em Olaria. Acompanhado do diretor de concessões da Águas do Brasil, engenheiro Carlos Henrique Lima, do diretor da Ambio, Ângelo Barros, responsável pela tecnologia de filtragem do esgoto e do Superintendente da Águas de Nova Friburgo, engenheiro Alexandre Bianchini, o chefe do executivo vistoriou o andamento dos trabalhos.

Programada para ser inaugurada no final de maio, mês de aniversário da cidade, a ETE-Olaria receberá 30 por cento do esgoto produzido no município e atenderá a 50 mil habitantes. O terreno de dois mil metros quadrados está localizado na avenida Conselheiro Julius Arp, próximo ao Country Clube.

A primeira estação de tratamento de esgoto de Nova Friburgo, capacitada para absorver 310 milhões de litros de esgoto por mês, dá início ao plano da Prefeitura Municipal e da concessionária Águas de Nova Friburgo de ter, em quatro anos, seis ETEs construídas, projetadas para o tratamento de 90 por cento dos dejetos da cidade.

O prefeito ficou especialmente interessado na tecnologia utilizada no tratamento do esgoto, que será executada através do sistema de Biorreatores de Leito Móvel, processo sem ruídos e odores, que remove 95 por cento da matéria orgânica dos dejetos.

- Esta obra é o marco central da nossa estratégia ambiental para Nova Friburgo. Com os rios limpos, o turismo aumentará drasticamente e o título de município-parque será tratado com respeito em todo o país, avaliou o engenheiro Heródoto.

A próxima Estação de Tratamento de Esgoto a ser construída é a do centro da cidade, com previsão do início das obras ainda para junho deste ano.

Paisagismo: Escritório Burle Max

Segundo ainda informou ao prefeito, o engenheiro e superintendente da empresa concessionária, o entorno da estação receberá tratamento paisagístico exclusivo, sendo que a Águas de Nova Friburgo está contratando o renomado escritório Burle Max. “Temos a plena consciência da importância do entorno da estação, principalmente com a vizinhança do tradicional Country Clube. No entanto, mesmo pelo fato de ser uma estação de tratamento de esgoto, a unidade não representará nenhuma degradação da área, sobretudo porque o processo de tratamento será aeróbico, utilizando tecnologia das mais avançadas, sem quaisquer ameaças ao meio ambiente”, garantiu Alexandre Bianchini.

Fonte: SECOM/NF

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente livremente, mas sem abusar do critério da livre escolha de palavras. Assuntos pessoais poderão ser excluídos. Mantenha-se analítico e detenha-se ao aspecto profissional do assunto em pauta.