Martha Beck
BRASÍLIA - A Receita Federal anunciou nesta quinta-feira a operação Quebra-Cabeça, que vai fiscalizar 8 mil pessoas físicas suspeitas de sonegação fiscal. Somente este mês, 2 mil contribuintes serão notificados. Os demais serão convocados a prestar esclarecimentos até o final de 2010. Segundo o subsecretário de Fiscalização da Receita, Marcos Vinícius Neder, a expectativa do governo é recuperar até R$ 6 bilhões em tributos (incluindo juros e multa) que deixaram de ser recolhidos nos últimos cinco anos.
O grupo foi selecionado com base na análise das declarações dessas pessoas físicas e também de outras informações às quais a Receita tem acesso, como declarações entregues por imobiliárias, bancos, operadoras de cartões de crédito e fontes pagadoras.
Entre as infrações que apareceram no cruzamento de dados dos fiscais estão casos de contribuintes que não recolheram imposto referente a ganhos de capital com investimentos em renda variável, fizeram movimentações com cartões de crédito superiores aos rendimentos declarados e venderam imóveis sem recolher Imposto de Renda (IR) sobre ganhos de capital.
- Muita gente ganhou dinheiro na bolsa nos últimos anos e esqueceu de avisar o Fisco. Também tem gente que vendeu imóvel e esqueceu do Fisco - disse Neder.
Segundo o coordenador de Fiscalização da Receita, Antônio Zomer, a Receita está deflagrando a operação durante o período de entrega da declaração do IR 2010 para que os contribuintes tenham cuidado na hora de prestar contas ao Fisco:
- A Receita aproveita esta época do ano para marcar posição.
Fonte: O Globo
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente livremente, mas sem abusar do critério da livre escolha de palavras. Assuntos pessoais poderão ser excluídos. Mantenha-se analítico e detenha-se ao aspecto profissional do assunto em pauta.