Lançamento aconteceu nesta quinta, 18 de março, no Auditório do SENAI
Referência fundamental para estilistas e empresários do setor, publicação antecipa em um ano as principais tendências e macrotendências em vestuário e calçados.
O Caderno PERFIL Moda antecipa em um ano informações de estilo e comportamento que serão retratadas nas coleções de cada estação. Este ano, pela primeira vez desde que foi lançado em 2007, o trabalho é voltado também para acessórios. O lançamento do Caderno é uma ação idealizada pelo SENAI Moda e Design, centro de inteligência e design do Sistema FIRJAN. A pesquisa produção do Caderno Perfil é realizada em parceria com o SENAI Nacional.
O objetivo é nortear o trabalho de estilistas e empresários no desenvolvimento de coleções e o diferencial está na apresentação do conteúdo a partir da definição de cinco perfis de consumidor. “O Caderno PERFIL Moda antecipa o valor da informação de qualidade. Seu conteúdo dá aos empresários e confeccionistas a possibilidade de atualização, com olhar moderno e diversificado”, define Cristiane Alves, gerente do SENAI Moda e Design.
Como nas edições anteriores, esta também foi coordenada pela estilista e pesquisadora do SENAI Moda e Design, Valéria Delgado. Apresentado na Olimpíada do Conhecimento, o lançamento da edição Verão 2011 em Nova Friburgo aconteu dia 18 de março, no Auditório do SENAI.
A designer Angela Carvalho foi a convidada especial deste lançamento em palestra para empresários e estilistas com o título “Inovação e Criatividade Aliadas à Sustentabilidade”. Ela pontuou a importância do design em todos os produtos nos dias atuais. Durante 12 anos, Angela viveu e trabalhou na Europa e, desde 1988, é sócia-presidente do escritório NCS Design, localizado no Rio de Janeiro. Em Nova Friburgo, esteve presente há alguns anos, por ocasião de um Seminário de Design, promovido pelo setor metal-mecânico.
Valéria Delgado conduziu a palestra, identificando os consumidores em cinco perfis: Contemporâneo, Romântico, Sensual, Irreverente e Esportivo. “A moda é a convergência de tudo o que acontece no mundo, por isso nossa equipe conta com pessoas atentas às transformações tanto aqui como no exterior. Visitamos as principais feiras nacionais e internacionais”, explica a coordenadora.
Para chegar ao resultado final, o SENAI Moda e Design mobiliza uma equipe de 40 pesquisadores que se dividem entre pesquisas nos mais significativos centros de moda do mundo – Paris, Milão, Londres, Nova York, Berlim, Madri – e em 16 estados brasileiros.
Uma das pesquisadoras é a estilista Carol Fernandes, responsável pela identificação das macrotendências. Das observações nas ruas das grandes capitais às sutilezas que se encontram em qualquer cantinho do mundo; da força das tendências que surgem nas passarelas à atitude mais cool que pode ser vista em atividades experimentais; das pesquisas em eventos especializados a observações em lugares que estão fora da rota convencional, tudo é analisado pela equipe do Caderno PERFIL Moda para confirmar o que vai influenciar o mundo. Este é o desafio constante em cada edição.
Confira a seguir os perfis de consumidor e as macrotendências do Caderno PERFIL Moda Verão 2011:
PERFIL DOS CONSUMIDORES
Contemporâneo – Admira a simplicidade luxuosa dos bons tecidos, o conforto e as formas elaboradas como a moulage. Abusa de macacões e acessórios volumosos. Referências: as marcas Bottega Veneta e Stella McCartney.
Romântico – Se envolve com os símbolos românticos como os babados, os drapeados e as formas retrô. Chanel é a marca ícone. Em alta: estampas florais miúdas e peças com volumes florais delicados. É o romatismo com look urbano.
Sensual – A roupa é uma segunda pele e Dior traduz a essência do que este tipo de consumidora deseja: cores fortes, saltos bem altos, roupas ajustadas ao corpo em tecidos macios. A coleção de Moschino é outra referência forte.
Irreverente – Está na frente de seu tempo, lança modismos e gosta de chocar. O looks fazem um mix com peças atuais e com as de brechó. As marcas Comme des Garçons, Jean Paul Gaultier e Moschino são as darlings.
Esportivo – Vive em contato com a natureza, usa tecidos tecnológicos, peças confortáveis e cores fortes. A influência dos esportes é marcante. Os tênis e as malhas são indispensáveis. Hérmes, Tommy Hilfiger, Alexander Wang e Y-3 de Yohji Yamamoto traduzem este perfil.
MACROTENDÊNCIAS
Simples Luxo
O luxo nos dias de hoje está mais ligado a sensações e ao emocional do que ao que é caro e ostensivo. Ele valoriza o simples, a memória, a cultura, as experiências e as emoções. Dentro deste conceito, a gastronomia ganha destaque. Não se trata da alta gastronomia, mas sim do retorno do simples e trivial. É o comum ganhando status de luxo. A comida regional, petiscos, segredos guardados em livros de receitas de família, uma fruta ou mesmo um brigadeiro se tornam preciosidades. A comida explora os sentidos e enriquece através de experiências e de novos sabores. Os ambientes buscam inspiração no estilo das antigas quitandas, trazendo de volta o sabor da comida das avós. As hortas verticais não são mais caprichos de vegetarianos, fazem parte de projetos de renomados arquitetos. O design culinário aparece para transgredir a alimentação e trazer um pouco de beleza, sensibilidade e sensualidade para a comida.
Teoria da Diversão
Facilitada pela tecnologia através de laptops, smartphones, livros digitais, internet, tocadores de música e DVDs portáteis, a diversão é prioridade para as pessoas. Os games são a nova forma de se comunicar, relacionar e vender. O que antes se imaginava ser algo de prazer individual, apresenta agora sua face agregadora ajudando as pessoas a compartilhar experiências, a interagir e realizar fantasias. A distância entre o virtual e o real diminui. Transportam-se para a vida real as manifestações da vida virtual. Através de programas de computador, o usuário pode experimentar a peça que só se encontra do outro lado do mundo ou visualizar como um móvel ficaria em sua casa depois de apenas acessar o código pelo catálogo. As comédias stand ups, que sempre foram clássicas nos EUA, se transformam no berço da nova leva de comediantes no Brasil. Um grupo de jovens desponta no teatro, na televisão e vira febre na internet. O ambiente de trabalho deve ser leve e divertido. Isso possibilita momentos de descontração entre os funcionários, visando à criatividade e a resultados mais eficientes. A diversão e o humor são o caminho para mudanças comportamentais.
Nativos Digitais
Nomeados como Geração Y, Millennials, O de oportunidade, os nativos digitais representam os jovens que nasceram em plena revolução da internet, tendo todos os apelos da tecnologia funcionando a seu favor. Esta geração está criando novos valores e conceitos. São empreendedores, responsáveis pelas empresas start ups e estão criando a chamada economia criativa. Apaixonados por tecnologia, não conseguem e nem imaginam como seria a vida sem seus gadgets. Na web percebem e exploram talentos. Blogs, twitter, revistas digitais, vídeos e podcasts são ferramentas para explorar seu potencial criativo. O futuro da mídia impressa está em suas mãos. Blogueiros já se tornam influentes quanto poderosos editores de moda, aliás já dividem espaço com eles na primeira fila dos desfiles e a atenção dos estilistas. O aparelho celular é usado como uma extensão da vida pessoal. Neles estão fotos, músicas, vídeos, arquivos de computador, internet, torpedos e tudo mais que precisam para uma vida social ativa.
Armas de Sedução
Depois de uma fase sombria, percebe-se uma transição para imagens fortes e de apelo sensual. O erotismo está em alta, ele atrai e é ferramenta de venda quando usado na comunicação e na construção de uma marca. A lingerie ganha destaque na moda, não fica mais escondida. Constrói, esculpe, modela o corpo feminino e é a marca registrada da sedução e da feminilidade. O corpo feminino está mudando, apesar das cirurgias plásticas, culto ao corpo e dietas da moda, nota-se nos tamanhos das roupas que a mulher se torna cada vez mais voluptuosa. As atrizes que correspondem a esse novo padrão são musas como Scarlet Johansson, Eva Mendes e Penélope Cruz. O homem do século XXI está se transformando, se permitindo experimentar mais, sendo mais ousado. Ele dá mais atenção à aparência, mas sem os excessos dos metrossexuais. Nos relacionamentos, a diferença de idade entre o homem e a mulher está se invertendo. A mulher com mais idade e experiência é vista com mais freqüência com homens mais jovens. Na verdade, homens e mulheres buscam novas regras. Brincar de seduzir é essencial.
Fonte: Márcia Savino - Assessoria de Comunicação Firjan - Regional Friburgo
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente livremente, mas sem abusar do critério da livre escolha de palavras. Assuntos pessoais poderão ser excluídos. Mantenha-se analítico e detenha-se ao aspecto profissional do assunto em pauta.