sexta-feira, 30 de abril de 2010

Maio, mês de muitos eventos comemorativos ao 192º aniversário de Nova Friburgo

O calendário de eventos de Nova Friburgo está repleto de atividades. E para o mês de maio, aniversário de fundação do município, por ato do Rei Dom João VI, em 16 de maio de 1818, quando autorizou a pioneira imigração suíça, além de eventos contínuos, muitas outras atrações e atividades foram e ainda estão sendo programadas, não só para os friburguenses, mas também para os visitantes.
Mesmo quando o evento não é promovido pela Prefeitura de Nova Friburgo, mas recebe o apoio do poder público, através de alguma secretaria municipal. É o caso do Cineclube Lumiar, que todo domingo apresenta filmes diferentes na sede da Sociedade Musical Euterpe Lumiarense, enquanto no segundo sábado do mês, neste caso no dia 8 de maio, haverá mais um Encontro de Sanfoneiros dos distritos de São Pedro da Serra e Lumiar, também em Lumiar, a partir das 19 horas.

Já o projeto cultural ‘Banda na Praça’, que ocorre em sábados alternados, este mês terá a banda Campesina Friburguense se apresentando também no dia 8, às 18 horas, na praça Dermeval Barbosa Moreira, enquanto a banda da Euterpe Friburguense e coral no dia 28, na Catedral de São João Batista, às 20 horas.

‘Arte na Praça’ é outro projeto contínuo, o qual quando menos se espera pode surpreender o público com atividades artísticas gratuitas em espaços públicos da cidade. E no Centro de Arte, até o dia 13, duas exposições podem ser visitadas: uma apresentando parte do acervo da Euterpe Friburguense e a outra da artista Aline Perrut.

Primeiro final de semana do
mês tem programação variada

O dia 1º de maio, Dia do Trabalho, será comemorado com show da cantora Denise Pinaud no Teatro Municipal de Nova Friburgo, às 19 horas, fruto de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Cultura e o Projeto Sinergia. No mesmo dia, um Encontro de Jipeiros reunirá cerca de cem carros na Via Expressa, que partirão em busca de aventuras por trilhas que ligam a cidade ao município de Sumidouro a partir das 8 horas; e das 14 horas às 16 horas, na praça Monsenhor Mielle, em Olaria, a Secretaria de Cultura realiza o projeto cultural ‘Arte na Praça’, com apresentações de jazz, balé, hip-hop, além de aula aberta de dança de salão, roda de jongo, oficina de desenho e apresentações das turmas de cavaquinho e percussão do Ponto de Cultura do bairro.

Ainda no dia 1º, às 19h30m, na Igreja Luterana, será realizado um Concerto de Órgão de Tubos (único da região Serrana) e apresentação de Coral, em homenagem aos 186 anos da fundação da Igreja Luterana e da pioneira imigração alemã (a primeira leva de alemães chegou a Nova Friburgo, em 03 de maio de 1824). Já no Centro de Arte, às 19 horas, haverá a apresentação de Cantores Líricos da Sociedade Musical Beneficente Euterpe Friburguense, que se repetirá no domingo, também às 19 horas.

Ainda no domingo, 02, com apoio da Secretaria Municipal de Esportes, será realizado o Montanha Cup, com saída prevista às 9 horas da praça Dermeval Barbosa Moreira. E ainda este mês, terá início o Circuito de Caminhadas e o Circuito Serrano de Natação, no Educandário Miosótis.

Programação completa

Confira no site oficial da Prefeitura, na página de Turismo/Eventos (http://www.pmnf.rj.gov.br/eventos2010/eventos2010.htm) mais detalhes sobre a programação do mês, que poderá sofrer alterações sem aviso prévio.

04 - 19h / Inauguração do Memorial Histórico do Colégio Anchieta
05, 12, 19 e 26 - 18h30m / Cineclube do Barão - exibição gratuita de filmes – Oficina Escola de Artes
07 e 08 - 1ª Mostra Coreográfica de Nova Friburgo - Teatro Municipal de N. Friburgo
07 - 14h30m / aula de dança de salão e bingo festivo – Centro de Convivência da 'Felizidade'
08 - 14h / Esquadrilha da Fumaça, no Campo do Nova Friburgo Futebol Clube (Prado)
08 e 09 - 19h / Música de Câmara (Euterpe Friburguense), no Centro de Arte
10 a 18 - Exposição Coletiva de Artesãos de Nova Friburgo, no Teatro Municipal
11 a 13 - 14 horas / Planeta Lilás (teatro infantil), no Centro de Arte
13 e 14 - 2º Congresso Rio Eco Rural, no Teatro Municipal de N. Friburgo
15/05 a 15/07 - Exposição 'Suíços no Brasil”, no Centro de Arte
15, 16, 22, 23, 29 e 30 – 16 horas – ‘Palhaçadas’ (teatro infantil), no Centro de Arte
15 - 17h / Lançamento do livro ‘Coletânea dos escritos de Joaquim Trotta e seus amigos’ (ex-professor do Colégio Nova Friburgo da FGV) – Livraria Arabesco
15 - 20h / Entrega da Comenda Barão de Nova Friburgo e de Títulos de Cidadania Friburguense / Teatro Municipal de Nova Friburgo
16 - 9 horas / Desfile comemorativo aos 192 anos de Nova Friburgo, na Alberto Braune
16 - 20 horas / Concerto da Banda Sinfônica do Corpo de Fuzileiros Navais - Teatro Municipal de Nova Friburgo
20 a 31 – Exposição do acervo do Grupo de Arte Movimento e Ação (Gama) – Teatro Municipal de Nova Friburgo
21 - 14h30m / Baile da 'Felizidade' – Dança Espanhola, no Centro de Convivência/Clube de Xadrez
21 - 16 horas / 51º Jogos Florais, na Casa da Cultura
21 - 16h30m / Abertura da Exposição das Trovas vencedoras dos 51º Jogos Florais – Praça Getúlio Vargas
21 - 19 h / Noite dos Magníficos na Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL)
22 - 10 horas / Missa em Trovas, no Sanatório Naval
22 - 16 horas / Inauguração de painéis dos Trovadores de Nova Friburgo, na Praça dos Trovadores (Suspiro)
22 - 19 horas / Desfile das Musas (coroação da Musa dos Jogos Florais), no Teatro Municipal de Nova Friburgo
23 - 10 horas / Entrega dos prêmios aos vencedores do 51º Jogos Florais, na Casa da Cultura
27 - 20 horas / Conjunto de Música Antiga da UFF (concerto de músicas do período Renascentista e Barroco), no Teatro Municipal de Nova Friburgo
28, 29 e 30 - 20 horas / Benito Di Paula e Banda, no Teatro Municipal de N. Friburgo
29 - 19 horas / ‘Dançando na Praça’, na Pça Dermeval Barbosa Moreira
30 - 10 horas / Intervenção Cultural com alunos do Ponto de Cultura, na Feira de Olaria

Fonte: SECOM/NF

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente livremente, mas sem abusar do critério da livre escolha de palavras. Assuntos pessoais poderão ser excluídos. Mantenha-se analítico e detenha-se ao aspecto profissional do assunto em pauta.