segunda-feira, 26 de abril de 2010

Nova Friburgo inicia ano com recorde de emprego com carteira assinada

O Secretário Municipal de Assistência, Desenvolvimento Social e Trabalho, Isaque Demani, comemora o crescimento econômico do Município, que resultou em um recorde de empregos com carteira assinada no início deste ano.

De acordo com a pesquisa do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgado pelo Ministério do Trabalho, a exemplo do País, Nova Friburgo iniciou o ano de 2010 com um recorde de empregos formais (carteira assinada).

O Município, que geralmente tem saldos negativos nos dois primeiros meses do ano, registrou a criação de 447 novos postos de trabalho, em janeiro e fevereiro. Segundo ainda a pesquisa esse é o melhor resultado da história desde que a pesquisa é realizada, com a atual metodologia, criada em 2000.

No comparativo com o Estado, em relação apenas ao mês de fevereiro, Nova Friburgo ficou com o 11º melhor índice de empregos, sendo que, de acordo ainda com a pesquisa, o Município teve 1.574 admissões e 1.451 demissões, com saldo positivo de 123 novos empregos, o que representa uma expansão de 0,26 por cento, exatamente idêntica à média estadual.

Qualificação e Balcão de Empregos

De acordo ainda com o secretário Isaque Demani, o resultado é devido à grande demanda de mão de obra nos setores de moda íntima e metal-mecânico. "Nova Friburgo é uma cidade abençoada! Temos dois grandes setores da economia, que se destacam na geração de emprego”.

Atento a esse dado, o Secretário lembra ainda que o Poder Público investe na formação de mão-de-obra qualificada, como por exemplo, através do Centro de Formação Profissional, no qual e oferecida qualificação da mão de obra especializada para o setor de moda íntima, sendo garantida a contratação no mercado de trabalho.

“É comum vermos nas centenas confecções existentes no município, cartazes ‘Precisamos de Costureiras’. Isso prova a grande demanda existente por profissionais especializados, sendo uma excelente oportunidade de emprego. Basta mulheres e homens buscarem a qualificação para ingressarem no mercado formal de trabalho”. – disse Demani, acrescentando ainda que “o município dispõe de diversos outros cursos profissionalizantes em várias áreas, fazendo com que a mão de obra da região seja absorvida no mercado de trabalho”.

O Secretário menciona ainda que “existe também o eficiente serviço prestado pelo Balcão de Emprego da Prefeitura, onde são encaminhadas semanalmente dezenas de pessoas às mais diversas vagas de empregos disponibilizadas. Todo esse contexto fez com que hoje possamos comemorar esse aumento das contratações com carteira assinada". - finalizou.

Fonte: SECOM/NF

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente livremente, mas sem abusar do critério da livre escolha de palavras. Assuntos pessoais poderão ser excluídos. Mantenha-se analítico e detenha-se ao aspecto profissional do assunto em pauta.