segunda-feira, 26 de abril de 2010

Esquadrilha da Fumaça em Nova Friburgo

Apresentação será no próximo dia 08
e integra festejos do 192º aniversário

Novidades para festejar os 192 anos de Nova Friburgo. A convite do prefeito do município, engenheiro Heródoto Bento de Mello, o Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA), popularmente conhecido como ‘Esquadrilha da Fumaça’, se apresentará na cidade às 14 horas do dia 08 de maio, tendo como base de apoio para reunir o público o campo do Nova Friburgo Futebol Clube, no Prado, em Conselheiro Paulino.

Na última quinta-feira, 15, o capitão Alexandre de Carvalho Ribeiro e o suboficial Waldemar Prieto Júnior estiveram no gabinete do Prefeito para acertar detalhes e fazer visita técnica a locais com características apropriadas à realização do espetáculo. Durante aproximadamente 40 minutos, o público será assistirá a aproximadamente 22 seqüências de manobras e 55 acrobacias (individuais) de sete aeronaves modelo T-27 Tucano, fabricados no Brasil pela Embraer, a partir de 1983.

Há quase 60 anos

As demonstrações da Esquadrilha da Fumaça são apresentações públicas, gratuitas, de caráter institucional. A equipe é formada por 16 militares, sendo oito pilotos (oficiais) e outros oito mecânicos (suboficiais e sargentos). Apenas um dos pilotos não participa da demonstração, pois fica responsável pela locução, juntamente com um auxiliar (mecânico). Todos os pilotos são formados pela Academia da Força Aérea Brasileira, tendo o Esquadrão de Demonstração Aérea iniciado sua história em 14 de maio de 1952.

As aeronaves virão de Pirassununga, São Paulo. Horas antes do evento em Nova Friburgo, elas chegam ao Aeroporto do Rio de Janeiro e, em seguida, o locutor oficial da EDA dirige-se à cidade de automóvel. Assim que todo o aparato necessário estiver pronto para a apresentação, o locutor, contato oficial com os responsáveis pelas aeronaves, dá as coordenadas para que elas dirijam-se a Nova Friburgo.

Uma das preocupações expressas pelo prefeito foi quanto a questão da meteorologia, mas o capitão Alexandre e o suboficial Prieto, também secretário de Comunicação e fotógrafo oficial da 'Fumaça' - como eles mesmos se referem à Esquadrilha - garantem que “o céu de Nova Friburgo estará em condição adequada à demonstração. As condições meteorológicas são julgadas antes de iniciarmos a apresentação. Há um responsável pelo plano de vôo e um teto mínimo de segurança.” - ressaltou o capitão.

Durante a visita, o prefeito Heródoto e a Secretária chefe de gabinete, Luzia Aparecida Jaccoud de Azevedo estiveram atentos a todos os detalhes transmitidos pelos pilotos, para que o evento, em homenagem ao aniversário de Nova Friburgo, possa estar à altura do que o povo friburguense merece. Com um público estimado entre cinco e dez mil pessoas, haverá também uma lojinha para quem desejar adquirir produtos personalizados da ‘Esquadrilha da Fumaça’, como bonés, chaveiros, botons, adesivos, entre outros.

Além dos materiais de divulgação entregues pelos representantes da ‘Esquadrilha da Fumaça’ ao prefeito, contando a história do EDA e sua missão, citando as manobras, equipe, especificações de modelos das aeronaves, entre outras informações, há dois sites que podem ser acessados para mais informações: www.esquadrilhadafumaca.com.br e www.eda.aer.mil.br

Fonte: SECOM/NF

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente livremente, mas sem abusar do critério da livre escolha de palavras. Assuntos pessoais poderão ser excluídos. Mantenha-se analítico e detenha-se ao aspecto profissional do assunto em pauta.