segunda-feira, 10 de maio de 2010

Com a força do punho

O punhobol (Faustball) é típico da Alemanha. Lá há relatos de que o esporte é praticado de forma organizada deesde 1893. A tradição dos alemães é tanta que, dos 12 Campeonatos Mundiais disputados até hoje, eles ganharam nove seguidos, o Brasil, dois (1999 e 2003, eliminando a Alemanhã) e a Áustria, um.

Se for para comparar com algum esporte mais conhecido, este pode ser o vôlei. Mas há muitas diferenças. A começar pela o número de jogadores. No punhobol, a equipe é formada por um a menos, são cinco. A técnica de tocar na bola também é diferente: só podem usar o punho o braço. A bola é oca e mais pesada - pode chegar a 380 gramas. Em uma jogada, cada competidor só pode tocar na bola uma vez. É permitido, ainda, o quique da bola antes de cada jogada. E mais... A equipe que erra é a que saca. Ah, a bola não pode tocar na fita, que divide o campo ao meio, em nenhuma hipótese. São cinco sets de 11 pontos, ganha quem fizer três primeiro.

Nova Friburgo é a única cidade, fora da Região Sul, que pratica o punhobol. São três times (SEF, Alcinf e Nova Friburgo Futebol Clube), que disputam uma seletiva no município. Quem ganha, participa da Taça Brasil. A tradição do esporte na Região Serrana do Rio já passa dos 80 anos.

Fonte: O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente livremente, mas sem abusar do critério da livre escolha de palavras. Assuntos pessoais poderão ser excluídos. Mantenha-se analítico e detenha-se ao aspecto profissional do assunto em pauta.