quarta-feira, 12 de maio de 2010

Consulado Geral e Casa Suíça trazem exposição a Nova Friburgo

Mostra itinerante ‘Suíços do Brasil’ destaca personagens e eventos marcantes da imigração

A exposição itinerante ‘Suíços do Brasil’ será inaugurada no próximo sábado, 15 de maio, às 15 horas, no Centro de Arte, como parte da programação especial comemorativa aos 192 anos da fundação de Nova Friburgo pelo rei Dom João VI - que em 16 de maio de 1818 autorizou a pioneira imigração suíça ao País. A solenidade de abertura, com as presenças de autoridades municipais e representantes consulares daquele país colonizador, contará com apresentação de grupos de música e dança típicas.

Aberta à visitação até 14 de julho, a mostra é um projeto da Embaixada Suíça no Brasil e do Consulado Geral da Suíça em São Paulo, com parceria local da Casa Suíça/Instituto Fribourg-Nova Friburgo, tendo como principal objetivo reforçar os laços friburguenses com a Confederação Helvética, uma vez que o município mantém, por mais de três décadas, um intercâmbio com o Canton de Fribourg, de onde vieram a maioria de seus colonizadores em 1919.

Historiador suíço estará em Mesa redonda

Também integra a programação da mostra, no próximo dias 20, às 18 horas, mesa-redonda com entrada franca e a participação especial do historiador suíço Martin Nicoulin, no auditório da Faculdade de Filosofia Santa Dorotéia (rua Monsenhor Miranda s/nº). Autor do livro ‘La Genèse de Nova Friburgo’, que deu origem, na década de 1970, a todo o movimento de resgate da história da colonização suíça no município, resultando na criação da Associação e no Instituto Fribourg-Nova Friburgo, Martin estará na cidade também para receber a Comenda Barão de Nova Friburgo, em sessão solene da Câmara Municipal.

Concebida em módulos que se adaptam a diferentes espaços, a exposição ‘Suíços do Brasil’ evoca eventos históricos marcantes que culminaram na formação das colônias suíças no Brasil e revela biografias de 21 personagens que se destacaram na música, engenharia e literatura, ajudando a construir a história que une os dois povos.

Segundo Maurício Pinheiro, diretor do Centro Cultural da Casa Suíça de Nova Friburgo, ‘‘ao entrar como parceira no projeto, a Casa Suíça teve a possibilidade de acrescentar módulos locais que aprofundam alguns aspectos históricos, além de apresentar as biografias de personagens que estão diretamente ligados à história e ao desenvolvimento da cidade de Nova Friburgo e de sua região, na qual muitos municípios também foram constituídos por povos suíços’’.

A mostra itinerante começou em 2009 em Indaiatuba, no interior de São Paulo, na colônia helvética fundada em 1889 por imigrantes que foram trabalhar nas fazendas de café daquela região. Logo depois seguiu para a capital paulista. Nova Friburgo é a primeira cidade fora do estado de São Paulo a receber a exposição que estará aberta à visitação de terça a sexta-feira, das 10 horas às 21 horas; aos sábados, das 12 horas às 21 horas, e aos domingos, das 14 horas às 21 horas. O Centro de Arte fica na praça Getúlio Vargas, 71 - Centro.

Fonte: SECOM/NF

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente livremente, mas sem abusar do critério da livre escolha de palavras. Assuntos pessoais poderão ser excluídos. Mantenha-se analítico e detenha-se ao aspecto profissional do assunto em pauta.