segunda-feira, 31 de maio de 2010

Desmatamento no Rio diminuiu nos últimos dois anos, diz pesquisa

A avaliação da Mata Atlântica é feita por imagens de satélite.
Na Região Metropolitana, o desmatamento ficou perto de zero.

Do RJTV

Uma pesquisa divulgada pela Fundação SOS Mata Atlântica nesta quarta-feira (26) mostra que o desmatamento no estado do Rio de Janeiro diminuiu nos últimos dois anos. A avaliação da Mata Atlântica é feita por imagens de satélite. A floresta se estende por todo o litoral brasileiro.

O levantamento, realizado em conjunto com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, abrange o que aconteceu nos últimos dois anos, entre 2008 e 2010. A pesquisa mostra, ainda, que na Região Metropolitana o desmatamento ficou perto de zero.

Poucas cidades brasileiras convivem tão de perto com a Mata Atlântica como o Rio de Janeiro. Por isso, acompanhar a situação dela é tão importante. O levantamento dessa vez trouxe boas notícias sobre a diminuição do desmatamento em praticamente todo o estado.

Municípios que mais desmatam

A cidade do Rio não aparece nem nas estatísticas. Os cinco municípios que mais desmataram são, pela ordem: Campos dos Goytacazes e São Fidélis, na Região Norte Fluminense, Trajano de Moraes e Cantagalo, na Região Serrana, e Macaé, também na Região Norte Fluminense.

O levantamento mostrou, ainda, que nos últimos dois anos foram derrubados 315 hectares de Mata Atlântica em todo o estado. O número é bem menor do que o registrado no período anterior, de 2005 a 2008, que foi de mil e 39 hectares, uma queda de 70% na destruição da floresta.

Fonte: G1 RJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente livremente, mas sem abusar do critério da livre escolha de palavras. Assuntos pessoais poderão ser excluídos. Mantenha-se analítico e detenha-se ao aspecto profissional do assunto em pauta.