domingo, 2 de maio de 2010

Frigorífico Marfrig é convidado para instalar planta em Barra do Garças

De Barra do Garças - Ronaldo Couto

Frigorifico Avico virou de sonho um pesadeloO grupo Marfrig, um dos grandes conglomerados que atua no mercado brasileiro, foi convidado para ser instalar em Barra do Garças, no leste do estado. O convite partiu do vereador Sávio Carvalho que encaminhou um documento em nome da Câmara Municipal pedindo uma visita técnica do grupo ao município.

Sávio disse que ficou sabendo do interesse do grupo Marfrig em abrir uma unidade no estado de Mato Grosso e fazer um investimento na ordem de R$ 150 milhões. A proposta é mostrar para o grupo Marfrig a unidade que pertencia a Avico e foi recentemente negociada ao frigorífico Margem, que devido ao mercado, fechou as portas e entrou em recuperação judicial.

“Nós queremos que o Marfrig visite nossa cidade e conheça o potencial que a região”, destacou o vereador, esperançoso de que a empresa possa destinar seu investimento para Barra do Garças.

Caso isso aconteça o município vai conseguir desenrolar a situação de um elefante branco da cidade há 12 anos, período em que a obra do frigorífico Avico está parada, e ainda especula-se que foram gastos recursos da antiga Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia (Sudam) na ordem de R$ 43 milhões, mas sequer os maquinários foram adquiridos e o que foi construído está se acabando. É o caso dos galpões que estão no meio do mato sendo consumidos por cupins.

O ex-proprietário do frigorífico depois de muita pressão resolveu vender o ativo e passivo da empresa para o grupo Margem, com a promessa de que iria funcionar. Entretanto em 2009, o frigorífico Margem pediu falência demitindo mais de 20 mil funcionários em todo o país. O vereador vê possibilidade de o grupo Marfrig assumir o empreendimento porque há muitas chácaras e fazendas na região que podem montar granjas e criar muito frangos na região.

A frigorífico Avico que era um sonho acabou virando um pesadelo para a população de Barra do Garças. Um dos problemas sérios do município hoje é geração de empregos. A cidade absorve a mão-de-obra existente de vários municípios vizinhos e tem poucas empresas funcionando. Hoje o maior empregador de Barra do Garças é o frigorífico Friboi com 1.300 funcionários.

Fonte: Olhar Direto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente livremente, mas sem abusar do critério da livre escolha de palavras. Assuntos pessoais poderão ser excluídos. Mantenha-se analítico e detenha-se ao aspecto profissional do assunto em pauta.