quarta-feira, 26 de maio de 2010

Guga Caldas se desloca de São Paulo para gravar curta em Nova Friburgo

Guga Caldas é um dos três roteiristas contemplados em Concurso de Roteiros do 1º CINEAMOR para produzir curta-metragem em Nova Friburgo. Guga e equipe circularam nos últimos dias pelos distritos de Lumiar e São Pedro da Serra, principalmente, escolhendo locações ideais e filmando seu curta-metragem "A florista do outro lado da praça".
Guga é formado em Audiovisual pela ECA/USP, onde dirigiu alguns vídeos, entre eles um documentário chamado "A Farsa do Acre", que passou em vários festivais e ganhou alguns prêmios. Em seguida, Guga conseguiu que um projeto seu fosse selecionado pelo Programa Petrobras Cultural, produzido em Itanhandu, no sul de Minas Gerais, cujo filme "A menina metalinguística e o garoto melancólico" será exibido no 1º CINEAMOR – Festival de Cinema – que ocorrerá em Nova Friburgo de 4 a 13 de junho.

Guga não conhecia Nova Friburgo. Ele confessa que a sua primeira visita à cidade foi para pesquisar as locações. Mas assim que teve a oportunidade de conhecer o seu povo, percebeu a hospitalidade. "Fica fácil produzir no interior em função da colaboração das pessoas. Como estão longe dos grandes centros, as pessoas ficam mais animadas em ajudar a produzir um filme, coisa que não fariam no seu cotidiano. O mais difícil, sem dúvida, é o deslocamento até Nova Friburgo, uma vez que moro em São Paulo", esclareceu Guga.

"A florista do outro lado da praça" conta a história de uma florista que recebe toda semana a visita de um homem melancólico, que envia arranjos iguais para uma mesma mulher. Aos poucos, os dois vão se interessando um pelo outro. "Originalmente, a história ia se passar na Praça do Suspiro, mas acabamos tendo que usar uma praça diferente e por isso gravamos em São Pedro da Serra, que se mostrou o lugar ideal pra história se passar", explica o roteirista e diretor.

Além de São Pedro da Serra, a equipe também gravou várias sequências em Lumiar, na zona rural e na Fonte do Suspiro, "que proporcionaram belos cenários naturais da região. Tivemos que optar por gravar em dois finais de semana, porque fiquei impossibilitado de viajar durante a semana, por razões de trabalho. Tivemos ajuda de vários profissionais locais na produção", segundo Guga.

"Gostaria de destacar a ajuda do Pedro Kiua e do Rod Pereira, que comandaram uma equipe de produção local e resolveram vários problemas. Além disso, a esposa do Pedro, a Tiaya, completou a equipe de arte. Além deles, tivemos alguns ajudantes locais e a respeitável participação do ator Gero Band, que ainda nos cedeu sua chácara como locação. O Luciano Santos também ajudou bastante durante as gravações e ainda produziu fez fotos para divulgação", conclui Guga Caldas agradecendo aos profissionais da cidade que somaram a sua equipe.

Fonte: Scheila L. Santiago
Assessoria de Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente livremente, mas sem abusar do critério da livre escolha de palavras. Assuntos pessoais poderão ser excluídos. Mantenha-se analítico e detenha-se ao aspecto profissional do assunto em pauta.