sexta-feira, 14 de maio de 2010

Martin Nicoulin, amigo de Nova Friburgo e agora Comendador

Pesquisador suíço, que iniciou reaproximação com os
povos colonizadores, vêm ao Município participar de
festejos de 192 anos e receber honraria da Câmara

Encontra-se em Nova Friburgo, desde ontem (sexta-feira, 14) o historiador suíço Martin Nicoulin. Ele veio ao Município para receber, juntamente com o empresário Rogério Faria, da Stam Metalúrgica, a comenda Barão de Nova Friburgo, a mais alta distinção da Câmara Municipal friburguense. Ele participará ainda dos festejos comemorativos ao 192º aniversário de fundação, pelo rei Dom João VI, da então vila de Nova Friburgo.

A solenidade para os agraciados, quando também serão entregues 56 títulos de cidadania friburguense, acontecerá neste sábado, 15 de maio, com início às 18 horas, no Teatro Municipal de Nova Friburgo, na praça do Suspiro.

Nicoulin e sua ‘La Genèse’:
um resgate da história

Em meados da década de 1970, o professor e historiador Martin Nicoulin concluiu, pela Universidade de Fribourg, na Suíça, sua tese sobre a pioneira colonização helvética no Brasil, que resultou no livro ‘La Genèse de Nova Friburgo’- vertido para o português em 1995, em publicação da Fundação Biblioteca Nacional. Para o desenvolvimento de sua obra, Nicoulin esteve em Nova Friburgo, onde conheceu o engenheiro Ariosto Bento de Mello. Os dois se reencontrariam na Suíça, em viagem de férias de Ariosto, e, a partir de uma reunião de ambos com os suíços Renè Louis Rossier e o padre Pierre Kaelin, ficou acertado o início de um grande movimento de intercâmbio cultural, a partir do qual o canton de Fribourg e o município de Nova Friburgo tornaram-se cidades irmãs.

Desde 1977 - quando se realizou em Nova Friburgo o primeiro de uma série de encontros suíço-brasileiros - mais de três décadas se passaram, com o fortalecimento dos laços entre os dois povos. Em outubro do ano passado, mais de 300 suíços participaram em Nova Friburgo, do VI Encontro – Rumo aos 200 anos, quando se comemorou os 30 anos de criação da Associação Fribourg-Nova Friburgo, entidade responsável pela integração que já resultou numa série de benefícios para o município, destacando-se a Queijaria Suíça e o Memorial da Colonização, ambos na localidade de Conquista, estrada RJ 130, entre Teresópolis e Nova Friburgo.

‘Suíços no Brasil’: exposição e mesa redonda

Um pouco de toda essa grandiosa história da colonização suíça, poderá ser visitada, a partir deste sábado, 15 de maio, na exposição ‘Suíços no Brasil’, que o Consulado Geral da Suíça em São Paulo e a Casa Suíça de Nova Friburgo promovem, no Centro de Arte (praça Getúlio Vargas, 71).

Além da mostra itinerante, que ficará aberta à visitação até o dia 14 de julho (terça a sexta-feira, das 10 horas às 21 horas; aos sábados, das 12 horas às 21 horas, e aos domingos, das 14 horas às 21 horas), no dia 20 de maio, Martin Nicoulin estará liderando, a partir das 18 horas, uma mesa-redonda sobre a colonização. A entrada é franca e acontecerá no auditório da Faculdade de Filosofia Santa Dorotéia (rua Monsenhor Miranda s/nº).

Fonte: SECOM/NF

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente livremente, mas sem abusar do critério da livre escolha de palavras. Assuntos pessoais poderão ser excluídos. Mantenha-se analítico e detenha-se ao aspecto profissional do assunto em pauta.