sexta-feira, 14 de maio de 2010

Nova Friburgo em fórum permanente dos Pontos de Cultura

Unidades da Serra Fluminense programam
evento conjunto e diretora anuncia que
Conselheiro Paulino vai ter Ponto de Cultura

Após a participação de representantes de Pontos de Cultura de Nova Friburgo no 3º Fórum Nacional dos Pontos de Cultura (Teia Nacional), que aconteceu em Fortaleza (CE) no final do mês de março, diversas idéias surgiram para dinamizar ações desenvolvidas nos Pontos de Cultura. Uma das sugestões, que já acontecia informalmente na cidade, foi a criação efetiva de um fórum para toda a região serrana fluminense.

No dia 19 de abril, no Ponto de Cultura da Associação dos Grupos de Folias de Reis, foi realizada reunião que oficializou o Fórum dos Pontos de Cultura da Serra Fluminense, no qual a intenção é que participem representantes de todos os Pontos de Cultura locais e da região: “de Nova Friburgo (Pontão da Serra do Rio - Oficina-Escola de Artes e Ponto de Cultura de Olaria -, Escola Vale de Luz, Associação dos Grupos de Folias de Reis e Oficina-Escola ‘As Mãos de Luz’, de Lumiar), Teresópolis, Petrópolis, Cordeiro, Cantagalo, Sumidouro, Carmo, Cachoeiras de Macacu e Bom Jardim”, segundo explica Rose Borges, diretora da Oficina Escola de Arte de Nova Friburgo (OEANF).

Por decisão do Ministério da Cultura, durante a Teia Nacional, Paula Colen Magalhães, do Ponto de Cultura da Escola Vale de Luz, foi designada para representar legalmente os Pontos de Cultura da região. Segundo a diretora da Oeanf, na segunda-feira, 10, foi realizada a segunda reunião do Fórum, desta vez em Petrópolis, no Ponto de Cultura dos Canarinhos de Petrópolis.

Naquela ocasião, animados com o futuro da cultura no Brasil, os participantes discutiram uma adaptação à logomarca, criada por Nova Friburgo, para ser a oficial do fórum, material este que será utilizado para divulgação, inclusive em uniformes para professores e alunos dos Pontos de Cultura.

Em todos os pontos

Rose Borges anunciou também dois slogans que estão sendo usados e que também devem constar nos materiais de divulgação, que definem a importância dos Pontos de Cultura e de fóruns específicos: “a cultura está em todos os pontos” e “emendando pensamentos”.

Seguindo esta linha é que Rose anuncia que o Fórum pretende promover em Nova Friburgo, em data ainda a ser definida, um grande cortejo pelo centro da cidade, com representações de cada Ponto de Cultura dos municípios que compõem a serra fluminense e participam do Fórum. Cada Ponto de Cultura, representado por uma determinada atividade artística, sairia de um local da cidade para se encontrar com todos os outros em um ponto comum, no mesmo horário, criando, assim, uma grande 'teia serrana'.

Nesta terça-feira, 18, às 16 horas, na Associação dos Grupos de Folias de Reis, acontecerá reunião com os representes dos Pontos de Cultura de Nova Friburgo (Rose Borges (Oeanf), Paula Magalhães (Escola Vale de Luz), Maria Luiza Nascimento (Oficina-Escola As Mãos de Luz) e Leonardo Benvenutti (Associação dos Grupos de Folias de Reis)) em continuidade às discussões sobre o Fórum e o evento a ser programado.

A boa notícia para os moradores de Conselheiro Paulino é que até o final de agosto haverá um Ponto de Cultura no distrito. Os detalhes finais deverão ser decididos nos próximos dias em função de uma parceria que deverá ser fechada com a Aldeia da Criança Alegre, que possui um local apropriado às atividades artísticas, normalmente oferecidas nos pontos de cultura de todo o Brasil.

Fonte: SECOM/NF

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente livremente, mas sem abusar do critério da livre escolha de palavras. Assuntos pessoais poderão ser excluídos. Mantenha-se analítico e detenha-se ao aspecto profissional do assunto em pauta.