sexta-feira, 14 de maio de 2010

Coordenadoria do Bem Estar Animal em ação

A Coordenadoria do Bem Estar Animal de Nova Friburgo (COOBEA/NF), a fim de aprimorar as orientações fornecidas ao público, esteve presente no curso “Orientação para o Atendimento ao Animal”, oferecido pelo Instituto Nina Rosa (www.institutoninarosa.org.br/), que visou capacitar protetores para orientar corretamente por telefone ou e-mail, aquelas pessoas que se deparam com animais precisando de ajuda (casos de abandono, maus-tratos, resgate, entre outros). Este modelo de trabalho vem sendo desenvolvido há vários anos, pelo Instituto Nina Rosa.

O curso foi ministrado pela própria Nina Rosa, fundadora do Instituto, que desenvolve também um trabalho em Educação de Valores, como compaixão e ética, preparando o ser para uma vida mais integral, pacífica e solidária. Ao mesmo tempo beneficia diretamente os animais, cujos direitos passam a ser conhecidos, com encorajamento do respeito e do sentido de responsabilidade que lhes são devidos. Segundo Nina Rosa, “a Educação de Valores é uma das principais ferramentas para reverter a brutal realidade dos animais no planeta. É a forma sensibilizante, amorosa, de contribuir para transformar humanos em seres mais generosos. Deve-se iniciar em tenra idade, por meio do exemplo e depois continuar no ensino formal, inspirando, apoiando e valorizando sentimentos de compaixão, ética e solidariedade.”.

O curso contou também com a orientação do ativista na causa de defesa dos direitos dos animais, Maurício Varallo, criador e coordenador do site a Pensata Animal (http://www.pensataanimal.net/) e da pioneira campanha pela implantação da 1ª Promotoria de Defesa Animal do Brasil, em São Paulo.

A COOBEA/NF recebe cerca de 20 telefonemas diariamente, solicitando todo tipo de informação, como o que fazer em caso de abandono, maus tratos ou qualquer emergência. Segundo a coordenadora do órgão, Carla Freire, “temos ajudado muitos animais através da parceria com a comunidade. É sempre importante contar com a ajuda daqueles que estão próximos ao problema e se sensibilizam com o sofrimento do animal. Através desta parceria muitos animais vêm sendo ajudados.”. A Coordenadoria do Bem Estar Animal de Nova Friburgo (COOBEA/NF), criada em 2010 pela Secretária Municipal de Desenvolvimento Urbano Sustentável da Prefeitura Municipal, com base no modelo pioneiro de proteção aos animais desenvolvido em Florianópolis, tem como principal objetivo diminuir a população e o sofrimento dos animais abandonados através de campanhas de castração cirúrgica, assim como desenvolver um trabalho educativo de posse responsável visando o respeito aos animais.

Em Nova Friburgo, a Coordenadoria do Bem Estar Animal funciona na rua 1º de março, nº 22, Vilage. - Nova Friburgo/RJ

Contatos pelo telefone: (22) 2522-1356 ou pelo e-mail: coobea.nf@gmail.com

Fonte: SECOM/NF

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente livremente, mas sem abusar do critério da livre escolha de palavras. Assuntos pessoais poderão ser excluídos. Mantenha-se analítico e detenha-se ao aspecto profissional do assunto em pauta.