quinta-feira, 6 de maio de 2010

MT: venda direta de carne por frigorífico prejudica açougues

Uma nova estratégia de venda adotada pelo grupo frigorífico JBS/Friboi está prejudicando economicamente comerciantes do interior de Mato Grosso. Enquanto os supermercadistas calculam danos financeiros de até 25%, os proprietários de açougues amargam queda de aproximadamente 40% no faturamento mensal. Isso porque a empresa frigorífica adotou uma forma diferenciada para atender o varejo. O proprietário de um açougue em Campo Verde (localizada à 130 km de Cuiabá), Onírio da Silva Oliveira, explica que o JBS/Friboi colocou 3 veículos para vender carnes embaladas diretamente ao consumidor.

Segundo ele, essa alternativa de comercialização está atrapalhando a venda nos demais estabelecimentos da região. "Tivemos queda de 40% nas vendas". Por esse motivo, o comerciante afirmou que a compra de carnes do frigorífico JBS/Friboi foi boicotada pelos donos de açougues da região. Nos supermercados da região a situação é preocupante. O supermercadista Fábio Schroeter destaca que a concorrência está desequilibrada. Ele aponta que os veículos da empresa frigorífica conseguem ganhar o consumidor no preço. Os comerciantes também reclamam das forma de pagamento adotada pela indústria, feitas por meio do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF), com parcelamentos de até 60 dias. Além de Campo Verde, outros municípios mato-grossenses, dizem estar sofrendo com a interferência de venda no varejo, como é o caso de Cáceres (a 244 km de Cuiabá). O dono de uma açougue na cidade, Edson Luiz, diz que os veículos adotados pela empresa para vender a carne também está provocando impacto negativo.

Embora ainda não estejam calculando os impactos que essa nova estratégia trouxe para o comércio local, os empresários varejistas da região estudam alternativa para resolver o impasse.

O presidente da Associação dos Supermercados de Mato Grosso (Asmat), Kássio Catena, diz que está tentando agendar uma reunião com o representante do frigorífico. Ele destaca que, sobre esse assunto também recebeu reclamações de comerciantes de Poconé e Primavera do Leste (respectivamente, a 102 km e 239 km de Cuiabá).

Para o superintendente do Ministério da Agricultura em Mato Grosso (Mapa), Francisco Moraes Costa, essa ação realizada pelo JBS/Friboi no mercado varejista é legal. Ele acredita que a empresa está procurando alternativas para expandir as vendas, além das exportações. Conforme ele, os produtos são certificados, inspecionados e têm qualidade.

A reportagem tentou contato com o grupo frigorífico, mas foi informada, via assessoria de imprensa, que a empresa não iria se pronunciar por estar em período de silêncio - para não influenciar as cotações das ações na bolsa de valores.

Fonte: Agronotícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente livremente, mas sem abusar do critério da livre escolha de palavras. Assuntos pessoais poderão ser excluídos. Mantenha-se analítico e detenha-se ao aspecto profissional do assunto em pauta.