quinta-feira, 6 de maio de 2010

Sábado nos céus de Nova Friburgo, a‘Esquadrilha da Fumaça’

Nova Friburgo comemora seu 192º ano em 16 de maio, mas os friburguenses e visitantes é que ganharão de presente, uma semana antes, uma demonstração especial da tradicional ‘Esquadrilha da Fumaça’. O evento imperdível será no próximo sábado, 08, às 14 horas, no campo do Nova Friburgo Futebol Clube (Prado), em Conselheiro Paulino, espaço amplo que servirá como base de apoio à apresentação.

Durante 30 minutos, aproximadamente, serão exibidas 22 sequências de manobras com 55 acrobacias, sendo que as mais recentes manobras foram incluídas em junho de 2008, em comemoração aos 56 anos da Esquadrilha da Fumaça, ativa até os dias atuais. Entre as manobras a serem apresentadas estão: looping em formatura V, break, loopings coincidentes, parafuso vertical ascendente, oito cubano, split, panqueca, estol de badalo, loooping com desfolhado descendente, cruzamento simultâneo com seis aeronaves, meio-lopping com retorno no dorso e formatura espelho com seis aeronaves (manobra exclusiva da ‘Esquadrilha da Fumaça’).

Durante visita do capitão Alexandre de Carvalho Ribeiro e do suboficial Waldemar Prieto Júnior no último dia 15 de abril, ao prefeito Heródoto Bento de Mell, ambos fizeram questão de destacar que a ‘Esquadrilha da Fumaça’ não cobra absolutamente nada dos organizadores dos eventos dos quais participa e todos os custos envolvendo manutenção, combustível e pessoal são por conta do Comando da Aeronáutica, cabendo à organização providenciar a infra-estrutura de solo, para que o trabalho aconteça com segurança para a equipe e para aqueles que prestigiam a demonstração.

Equipe

Todos os pilotos da Esquadrilha da Fumaça são formados na Academia da Força Aérea (Afa), localizada em Pirassununga, São Paulo. Os pilotos interessados em fazer parte do esquadrão precisam ter, no mínimo, 1.500 horas de vôo da Afa, serem voluntários e passar por aprovação de um Conselho Operacional, composto por todos os oficiais do esquadrão.

Os técnicos altamente especializados, formados na Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR), localizada em Guaratinguetá, São Paulo, são os responsáveis pelas aeronaves. Eles empregam todos os conhecimentos para que a apresentação da esquadrilha seja cercada da maior segurança, tanto que os pilotos os consideram 'anjos da guarda', tamanha é a confiança na qualidade de seus trabalhos.

Aeronaves

Sete aeronaves do modelo T-27 Tucano sobrevoarão os céus de Nova Friburgo. O modelo monomotor, com capacidade para dois ocupantes, é fabricado pela Embraer (Empresa Brasileira de Aeronáutica) e destina-se a missões de treinamentos e ataques. Trata-se do motor Pratt & Whitney PT6A-25C, 750SHP, hélice Hartzell HCB3TN-3C/T10178-8R, tripá, velocidade constante.

A aeronave mede 9,86 de comprimento; tem 11,14m de envergadura; 3,40 m de altura; bitola de 3,76m e pesa 2.520 quilos. A velocidade máxima é de 525 km/h ao nível do mar; velocidade de Cruzeiro de 390 km/h; capacidade do tanque de 517 litros; autonomia de 4h30m e alcance de 950nm (milhas náuticas).

Fonte: SECOM/NF

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente livremente, mas sem abusar do critério da livre escolha de palavras. Assuntos pessoais poderão ser excluídos. Mantenha-se analítico e detenha-se ao aspecto profissional do assunto em pauta.