(Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil - Comunique-se - ) No mundo global, as diversas esferas do cotidiano se pautam pelo incentivo constante à aquisição de bens e serviços. Atualmente, não compramos um produto só pela sua função, mas por todo um conjunto de valores de diversas naturezas a que é associado, principalmente pelo prestígio social que ele determina.
Característico da sociedade consumista em que vivemos, nos encontramos numa avançada etapa de desenvolvimento industrial capitalista caracterizado pelo consumo massivo, produção elevada e desigualdade social.
Partindo do pensamento do doutor em sociologia do direito, Boaventura de Sousa Santos, o curso Rompendo com a Monocultura do Consumo: Uma Reflexão Sobre Nossas Práticas Cotidianas, realizado pelo Faculdade de Comunicação Social da Uerj, irá propor uma reflexão crítica sobre a sociedade de consumo e seus desdobramentos na vida cotidiana, debatendo o efeito que a mesma produz na construção das identidades contemporâneas.
O curso, voltado para profissionais graduados em comunicação social, ou em áreas afins, e estudantes de graduação a partir do 5º período, também tem como objetivo discutir as possibilidades concretas do consumo como ato político e dos limites do chamado consumo consciente. Por fim, busca construir as bases teóricas para uma prática de consumo solidário/emancipatório a partir dos conceitos de sociologia das emergências e “economia solidária”.
Sua realização será às terças, quartas e quintas-feiras, de 8 a 16 de junho de 2010, das 19h às 22h. Seu valor à vista é de R$ 500,00. Profissionais cadastrados no Conselho Regional de Relações Públicas (CONRERP) têm 30% de desconto e ex-alunos da Faculdade de Comunicação Social da Uerj, 20%.
As inscrições podem ser feitas pela internet, no site do Centro de Produção da UERJ, www.cepuerj.uerj.br, até o dia 3 de junho. Para mais informações, acesse a página do Centro de Produção www.cepuerj.uerj.br, envie um e-mail para cepuerj@uerj.br ou telefone para (21) 2334-0639.
Fonte: Comunique-se
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente livremente, mas sem abusar do critério da livre escolha de palavras. Assuntos pessoais poderão ser excluídos. Mantenha-se analítico e detenha-se ao aspecto profissional do assunto em pauta.