quinta-feira, 24 de junho de 2010

2º ENCONTRO DE ‘GDE’

Secretaria Municipal de Educação promove curso sobre
temas de gênero, sexualidade e relações étnico-raciais

Iniciativa do Centro Latino-Americano em Sexualidade e Direitos Humanos (Clam/IMS/UERJ), em parceria com as secretarias especiais de Políticas para as Mulheres (SPM) e de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR), ambas da Presidência da República, e ainda o Ministério da Educação, o curso ‘Gênero e Diversidade na Escola (GDE) vem sendo realizado em Nova Friburgo sob a coordenação da Gestão de Capacitação da Secretaria municipal de Educação.

O curso é semi-presencial e tem como finalidade a formação continuada de professores nos temas de gênero, sexualidade e orientação sexual e relações étnico-raciais. Em sua terceira edição, o curso está sendo oferecido a 1500 professores dos municípios fluminenses e Nova Friburgo é um dos pólos selecionados para receber o projeto, atendendo 150 professores do próprio município e ainda de Teresópolis.

“Ao oportunizarmos aos profissionais da educação, capacitações como a deste curso GDE estaremos efetivando o respeito pela diversidade e, assim, contribuindo para a construção de uma sociedade livre de preconceitos”. - afirmou Felipe Martins, Gestor de Capacitação da SME.

Promoção de direitos humanos

No último dia 17 de junho, foi realizado o segundo encontro presencial, na sede da Secretaria, onde a equipe de professores on-line do Clam/UERJ debateu, pessoalmente, com os professores cursistas as grandes demandas e dúvidas apresentadas no ambiente virtual de aprendizagem, sobre os Módulos I - Diversidade e II – Gênero.

Divididos em dois grupos e oito subgrupos, os professores cursistas mostraram querer apreender mais ainda sobre os conceitos de gênero e de diversidade, de maneira que a sala de aula e a escola se transformem em um ambiente de promoção dos Direitos Humanos e da cultura da paz, que valoriza as diferenças. Com esta visão, a secretária de Educação do Município, professora Ledir Porto, acredita que, ao investir em cursos está investindo na mudança de postura dos profissionais frente à vida e não somente frente à educação propriamente.

Segundo também a coordenadora geral do curso GDE, Leila Araujo, que está acompanhando os debates nos grupos, os temas que suscitam maior interesse estão em torno da questão da diversidade sexual, da violência doméstica e do aborto. “A religiosidade dos professores é o que mais influencia as posições acerca dos temas da diversidade sexual e aborto. Porém, é preciso que estes educadores compreendam que estamos num Estado laico e que temos uma função que vai além do papel de educador. Não podemos reproduzir ou fomentar a reprodução de estereótipos de gênero ou preconceitos em relação a orientação sexual das pessoas”. – concluiu Leila.

Fonte: SECOM/NF

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente livremente, mas sem abusar do critério da livre escolha de palavras. Assuntos pessoais poderão ser excluídos. Mantenha-se analítico e detenha-se ao aspecto profissional do assunto em pauta.