quinta-feira, 24 de junho de 2010

Pesquisadores criam modelo matemático para prever resultados da Copa

Segundo o sistema, seleção brasileira é a que tem mais chances de se sagrar campeã

Célio Yano, de EXAME.com

São Paulo - Neste momento, a seleção brasileira é a que tem mais chances de se sagrar campeã da Copa do Mundo de 2010, seguida pelos times de Argentina, Portugal e Holanda. Pode até ser que nenhum deles acabe com a taça, mas a afirmação não é mero chute - está baseada em um modelo matemático criado por pesquisadores do Centro de Estudos de Risco (CER) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

As previsões estatísticas estão disponíveis no site http://www.copa2010.ufscar.br. O estatístico Francisco Louzada Neto, coordenador do CER, explica que os porcentuais de probabilidade para cada uma das seleções são dinâmicos, ou seja, se alteram a cada rodada do campeonato. E o sistema não calcula apenas as chances de um time levantar o caneco. Para cada partida são desenhadas as probabilidades de vitória, empate ou derrota dos times. Também é possível ver as chances que cada time têm de alcançar as etapas da fase eliminatória (oitavas de final, quartas de final, semi-final e final).

O cálculo é baseado em parâmetros objetivos e subjetivos. "Como critério objetivo, utilizamos o escore das seleções divulgado pela FIFA e os placares dos jogos já realizados nesta Copa. Como critério subjetivo, utilizamos palpites de especialistas, como jornalistas esportivos", explica Louzada Neto. Mas a fórmula ainda leva em consideração outras variáveis, como o nível de confiabilidade dos especialistas, e a etapa corrente do campeonato. "Logo no início da Copa, os índices eram bastante baseados nos palpites. Com a conclusão das rodadas, o cálculo passa a dar um peso maior aos critérios objetivos", diz o estatístico.

Nível de acerto

Os números têm mostrado que a matemática é capaz de prever o desempenho de times de futebol. "Em uma situação de total ausência de informação, as chances de se acertar o resultado (vitória de um time, empate ou vitória do outro time) são de um terço. Nosso modelo, até agora, tem acertado uma média de dois terços, ou seja, dobramos o índice de acertos", conta Louzada Neto.

Na Copa do Mundo de 2006, o mesmo sistema foi testado, e até a final da competição o nível de acerto chegou a 75%. Os resultados do estudo foram publicados em um artigo no Journal of the Operational Research Society.

Apesar disso, a caixinha de surpresas do futebol pode surpreender as previsões de vez em quando. Caso da derrota da Alemanha para a Sérvia no último dia 18, que tinha apenas 9,6% de chance de ocorrer. "Estamos sempre à mercê do acaso. Mesmo que um time tenha uma chance muito grande de vitória, não significa que ele não pode perder", ressalta o professor. "Só espero que o acaso não se volte contra a seleção brasileira", brinca.

Bolão

O professor diz que nem ele nem sua equipe participam de apostas sobre os possíveis vencedores da Copa. "Mas tem muita gente que entra no site e utiliza as previsões para participar de bolões", conta. Pensando nessas pessoas, inclusive, os pesquisadores disponibilizam uma ferramenta que permite a simulação de resultados com base em palpites dos internautas. "O simulador utiliza as sugestões do torcedor no lugar dos opiniões de especialistas", explica Louzada Neto.

Fonte: Portal Exame

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente livremente, mas sem abusar do critério da livre escolha de palavras. Assuntos pessoais poderão ser excluídos. Mantenha-se analítico e detenha-se ao aspecto profissional do assunto em pauta.