segunda-feira, 21 de junho de 2010

Aprenda a se relacionar com o dinheiro e conheça uma nova forma de motivação

Maiara Tortorette

Você gasta mais do que possui? Não economizou para o futuro quando teve chance? Se sente controlado ou preso por dívidas? Estas e outras questões são discutidas em A Linguagem secreta do dinheiro, lançado no Brasil pela editora Campus-Elsevier. O livro é embasado cientificamente e ilustrado com casos e exemplos que ajudarão os leitores a colocarem a teoria em prática.

A linguagem secreta do dinheiro é uma visita guiada para os significados inconscientes que damos ao dinheiro, às formas conflituosas como nosso cérebro lida com ele, às razões pelas quais tendemos a cometer sempre os mesmos erros em relação a ele – e mais importante: como você pode mudar tudo isso. O livro não é propriamente sobre rendimentos, despesas, bens e investimentos, embora acabe ajudando a remodelar a forma como o leitor vê e administra todos eles, ele apresenta a questão do relacionamento que as pessoas têm com o dinheiro e como ele afeta tudo na vida, inclusive o sucesso financeiro.

Os autores David Krueger e John Mann mostram que se dinheiro fosse como matemática, ninguém teria dívidas. Os números são simples; complicado é o que se faz com o dinheiro ao darmos significado a ele. “Utilizamos o dinheiro para acalmar nossos sentimentos e comprar respeito; para mostrar o quanto ou não nos preocupamos com algo.

Simplesmente não ganhamos, economizamos ou gastamos dinheiro: nós flertamos com ele, o almejamos e o desprezamos; nós nos punimos ou nos recompensamos com ele. Assim, sem perceber, damos significados ao dinheiro que ele realmente não possui. E, nesse processo, em geral, sacrificamos as coisas mais importantes em nossa vida: saúde, liberdade, relacionamentos e felicidade”, afirmam os autores.

A Linguagem Secreta do Dinheiro

Autor: David Krueger e John Mann

Editora Campus-Elsevier - 248 páginas - R$59,90

Lançado no Brasil pela editora Campus-Elsevier, o livro Motivação 3.0 aborda as falhas do sistema de “recompensa e punição” e propõe uma nova forma de pensar sobre motivação. A obra mostra, ainda, como indivíduos e organizações podem melhorar o desempenho e aprofundar a satisfação.

O autor Daniel Pink pretende mostrar que boa parte do que sabemos sobre o assunto não se comprova. O problema é que a maioria das pessoas não se deu conta desse novo entendimento, do que as motiva, ficando presas às convenções do passado. Muitas empresas continuam usando recursos como aumento, promoção ou punição para motivarem seus funcionários, modelo usado e frequentemente bem-sucedido no século passado.

A boa nova é que a solução está bem à nossa frente – no trabalho de um conjunto de cientistas comportamentais que levam adiante o desejo de estudar e saber mais sobre o assunto. Por muito tempo, houve um descompasso entre o que a ciência sabe e o que acontece nos negócios. A meta deste livro é reparar o tamanho hiato. Para Daniel Pink, os fatores motivacionais vêm de dentro de cada um de nós. É o legado que deixaremos no mundo e o nosso nível de satisfação pessoal e profissional, aquilo que nos incentiva a buscar o melhor desempenho e resultado em tudo o que nos propomos a fazer.

Inúmeras organizações – não apenas empresas, mas, também governos e entidades sem fins lucrativos – ainda funcionam a partir de premissas sobre o potencial humano, obsoletas, não verificadas e enraizadas muito mais em folclore do que em ciência. Continuam a adotar práticas como, planos de incentivos de curto prazo e esquemas de desempenho bonificado, mesmo diante de evidências de que medidas desse tipo em geral não funcionam. Este livro ensina aos gestores como usar de forma eficaz esses novos princípios que configuram o avanço, além do passo à frente no que se refere à motivação do século XXI. E, embora a obra seja de negócios, o autor inclui algumas reflexões sobre como aplicar os conceitos à educação e à nossa vida fora do trabalho.

Motivação 3.0

Autores:Daniel Pink

Editora Campus-Elsevier - 240 páginas - R$59,90

Fonte: Jornal Carreira e Sucesso

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