segunda-feira, 21 de junho de 2010

Vai assistir aos jogos do Brasil? Então organize-se!

* Christian Barbosa

Ironicamente, talvez a época de Copa do Mundo seja a mais estressante para os brasileiros. Afinal, é sinal de nervosismo e ansiedade para um país que sustenta cinco títulos mundiais e declarou a corrida para a busca da sexta estrela. Muitos não desejam, nem em sonho, perder um jogo, um lance, um pênalti. Porém, temos atividades profissionais que devem ser cumpridas mesmo em meio a esta magnitude do futebol no país. Então, como podemos nos organizar para acompanhar os jogos do mundial?

Muitas empresas já definiram como irão administrar suas equipes para que possam assistir às competições da seleção brasileira no mundial. Conheço algumas que irão dispensar os colaboradores em forma de rodízio, outras que disponibilizaram televisores nos setores para que os profissionais acompanhem os lances no próprio local de trabalho. Porém, na maioria dessas companhias, os 90 minutos de jogo devem ser compensados posteriormente para que não prejudique as atividades empresariais. Se você começar a se organizar hoje, poderá passar tranquilamente por esse período e aproveitar o benefício:

Qual jogo você irá acompanhar? Se a sua empresa adotou o esquema de rodízio de grupos, verifique quais as datas e horários dos jogos que você poderá assistir. Assim, poderá gerenciar a sua agenda para realizar atividades antes e depois deste período;

A semana tem 5 dias úteis. O primeiro jogo da seleção será em uma terça-feira (15). Muitas pessoas costumam lotar a segunda-feira de compromissos e possivelmente não conseguem cumpri-los. Assim, a terça-feira ficará ainda mais complicada. Pense na semana como um todo. Não utilize somente um dia para agendar todas as suas tarefas mais importantes. Se você as distribuir durante os dias úteis, ficará mais fácil administrar o tempo de realização de cada uma;

Tenho um relatório para entregar, e agora? Você agendou alguma tarefa para cumprir ou entregar no dia do jogo? Então, pense antecipado. Se for para entregar na sexta-feira, por exemplo, no dia 25, data em que acontece o terceiro jogo do Brasil, anote em sua agenda que deverá enviar a atividade ou completá-la até a quarta-feira. Caso deva enviar o material por e-mail, existem algumas ferramentas que podem agendar essa atividade para a data e horário que preferir, como por exemplo, o Outlook;

Reunião inadiável. Há dias seu grupo marcou uma reunião que precisa realmente ser realizada. A data será no dia do jogo. A sugestão é que procure marcar um horário próximo ao início da partida. Desta forma, provavelmente as pessoas que irão participar serão mais precisas e rápidas;

Acabou o jogo. Depois da adrenalina e animação, fica um pouco difícil retomar as atividades que havia parado de fazer para acompanhar os jogos. Nesse caso, procure iniciar com pequenos afazeres, como responder e-mails ou retornar ligações. Aos poucos, você conseguirá normalizar o seu ritmo.

Agora que terá mais tempo para assistir aos jogos, poderá dar mais palpites quanto aos resultados do campeonato sem preocupações extras e urgências a cumprir. Brasil, hexacampeão?

*Christian Barbosa é cientista de computação e o maior especialista no Brasil em administração de tempo e produtividade. Abriu sua primeira empresa aos 15 anos e foi um dos profissionais mais jovens do mundo a receber o certificado da Microsoft. Fundador da Triad Consulting, empresa multinacional especializada em programas e consultoria na área de produtividade, colaboração e administração do tempo, Christian dá treinamento e palestras para as maiores empresas do país e da Fortune 100, e é autor dos livros A Tríade do Tempo e Você, Dona do Seu Tempo, Estou em reunião e Mais tempo mais dinheiro.

Fonte: Jornal Carreira e Sucesso

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente livremente, mas sem abusar do critério da livre escolha de palavras. Assuntos pessoais poderão ser excluídos. Mantenha-se analítico e detenha-se ao aspecto profissional do assunto em pauta.