quinta-feira, 24 de junho de 2010

Lançado programa de empreendedorismo nas escolas

Prefeito Heródoto: “O mundo precisa de
homens e mulheres que tomem atitude”

Na manhã da última terça-feira, 22, a Secretaria Municipal de Educação e a Agência Regional Serrana/Nova Friburgo do Sebrae reuniram autoridades e gestores da rede de ensino do Município, no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), para o lançamento do projeto ‘Jovens Empreendedores’, pelo qual a partir de agosto, 40 professores municipais serão treinados em oficinas específicas para incorporar a cultura empreendedora na rotina escolar, inicialmente de mil estudantes de 7 aos 14 anos do ensino fundamental, que receberão noções sobre economia doméstica e ensinamentos sobre seu próprio negócio.

Com abertura que contou na mesa oficial com as participações do prefeito Heródoto Bento de Mello, da secretária de Educação, professora Ledir Porto; do vereador e vice-presidente do Legislativo friburguense, Marcelo Verly - autor do projeto de lei, aprovado pela Câmara e sancionado pelo prefeito que incluiu o empreendedorismo como disciplina obrigatória no currículo escolar da rede municipal de ensino e que resultou na implantação do projeto -, da gerente regional do Sebrae, Fernanda Gripp e ainda dos secretários de Comunicação Social, Girlan Guilland e de Pró-Leitura, Francisco Gregório Filho, o evento contou com a palestra ‘Por que disseminar a cultura empreendedora em nossos jovens’, proferida pelo consultor Carlos Mello.

Ao prefeito e engenheiro Heródoto foi entregue a cópia do convênio anteriormente assinado logo após ter sancionado a lei municipal, e que possibilitou a implantação do projeto.

Empresários do futuro

A gerente regional do Sebrae, Fernanda Gripp destacou “a fundamental importância de trabalhar o empreendedorismo com as crianças, principalmente numa cidade como Nova Friburgo, que tem tradição empreendedora”. Segundo a gerente, preparando os estudantes desde os sete anos, ele poderá conseguir um perfil muito melhor como futuro empresário. Ela lembrou ainda que o Sebrae é uma instituição para apoiar os empresários.

Visivelmente entusiasmada, a professora e secretária Ledir Porto se disse muito feliz, “pois todas as ações nas quais nossos professores se encarregam, tudo acontece com grande êxito”. Ledir afirmou ainda que “todas as ações são feitas com a crença no melhor e a certeza de que vamos proporcionar oportunidades enriquecedoras para nossas crianças, colaborando com a formação cultural, esportiva e integral de nossos jovens”. A secretária aproveitou ainda para anunciar que no próximo dia 05 de julho, será inaugurada a 18ª biblioteca em unidade escolar, na E.M Amâncio Mário de Azevedo, no Cascatinha, e encerrou parabenizando o vereador Marcelo Verly pela iniciativa que resultou no projeto.

Atitudes e decisão

O prefeito Heródoto aproveitou para contar um acontecimento pessoal em sua adolescência, para reforçar a importância do projeto implantado. Ele contou que, numa tarde do ano de 1940, por volta de seus 14 anos, quando ele era aluno do colégio salesiano São Joaquim, em Lorena, no interior de São Paulo, um dia o padre que comandava a sua turma nas atividades do turno da tarde, não apareceu como de costume para encaminhar os estudantes à sala; “eu era o último da fila, todos ficaram aguardando, até que eu tomei a iniciativa e gritei: segue! Chegamos à sala, fizemos a oração habitual e seguimos nossa rotina”.

Segundo o prefeito, essa passagem ficou como uma lição para toda a sua vida, na constatação de que, “tudo na vida depende de nossas atitudes e para essa missão que vocês (professores) têm nesse projeto, é preciso, primeiramente, que ser adotada pelas senhoras”. O engenheiro Heródoto acrescentou ainda que “no mundo, vai pra frente quem quer. Quem sabe mandar. Estamos vazios de atitude e precisando de pessoas que tomem iniciativa. Que a atitude possa ser sempre presente em nossas vidas. Precisamos ensinar nossas crianças a ter atitudes e tomar decisões”.

Calendário

Desenvolvido pelo Sebrae-RJ, que oferece todo o material da capacitação, com o objetivo de colocar as crianças, desde cedo, em contato com as práticas empreendedoras, o projeto ‘Jovens Empreendedores’ terá sua aula inaugural no dia 05 de agosto, das 10 horas às 17 horas, na sede da Secretaria municipal de Educação. Os professores treinados aplicarão, posteriormente, a metodologia em sala de aula nas unidades escolares municipais. O calendário das oficinas já está definido para os dias 10, 11, 17 e 18 de agosto, também no horário de 10h às 17 horas, em programa a ser adotado em diversas escolas, com a meta de formar inicialmente 40 turmas, sendo que as aulas são adaptados para cada ano de ensino - do 1º ao 9º ano - e a carga horária será de 20 a 30 horas por série, em oficinas de duas horas.

Fonte: SECOM/NF

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente livremente, mas sem abusar do critério da livre escolha de palavras. Assuntos pessoais poderão ser excluídos. Mantenha-se analítico e detenha-se ao aspecto profissional do assunto em pauta.