quinta-feira, 24 de junho de 2010

Rede Municipal de ensino investe em competência leitora nas escolas

Inaugurada no Debossan a 17ª Biblioteca em unidade escolar do Município
Na manhã da última segunda-feira, 14, na Escola Municipal João Vicente Valladares, a Secretária Municipal de Educação, professora Ledir Ferreira Porto, acompanhada de sua equipe, convidados, funcionários, pais e alunos da unidade de ensino inauguraram a 17ª Biblioteca da Rede Municipal de Ensino neste ano.

A inauguração foi marcada pela emoção. A nova biblioteca, com o nome de Wanderlei Freire da Silva Júnior, homenageia o ex-aluno daquela escola, falecido em 2008, vítima de atropelamento.

Na festa preparada pela diretora Rosangela Maria de Aguiar Barcelos e demais funcionários da E.M João Vicente Valladares estiveram presentes, ainda, o Secretário Municipal de Leitura, o escritor Francisco Gregório Filho; a subsecretária pedagógica Maria Elena Gutierrez de Sá; a vice-presidente da Associação Luz da Serra, Madge Ferreira Fernandes e ainda a representante da Biblioteca Pública Municipal, Gleide Lenia Ieker Sancho, entre outros.

Abrindo o evento, o escritor Francisco Gregório Filho, contou uma das adaptações da história da ‘Dona Baratinha’, animando a todos os presentes. Uma das mães chegou a comentar que aquela era a primeira história que ouvira na vida. Gregório presenteou a Diretora com um dos exemplares de seus livros.

Mãe e emoção

Em seguida, a mãe do ex-aluno Wanderlei, Renata, agradeceu a homenagem ao filho, enfatizando a confiança que tem na equipe da escola e ressaltando a importância da leitura. “O meu filho era um sonhador. Tenho certeza que, de onde estiver, ele está feliz por essa biblioteca, pois é através dos livros que conseguimos sonhar”. - afirmou Renata.

Em seguida, a professora Ledir parabenizou toda a equipe da Coordenação de Bibliotecas pelo empenho e dedicação na montagem das dezessete novas salas, através de sua responsável Márcia Machado. “Acreditamos que a leitura amplia nossos horizontes e nos transporta ao mundo da imaginação. Portanto, é de suma importância desenvolver em nossos alunos e em nós mesmos uma cultura leitora, pois só assim seremos aprendizes e formadores de opinião em todo ambiente social e democrático em que estivermos”. - enfatizou a secretária que, ainda emocionada com as palavras da mãe de Wanderlei, reafirmou a importância da educação no trânsito.

“A situação do trânsito é um problema de educação dos condutores de veículos e dos próprios pedestres. As regras de trânsito devem ser disseminadas e aprendidas nas escolas, já que, mais cedo ou mais tarde, os alunos, em sua maioria, irão conduzir automóveis. É na infância e na adolescência que se verifica a maior aceitação de ensinamentos e de condutas.” - concluiu.

Encerrando a primeira parte do evento, o grupo da Biblioteca Móvel contou uma animada história fazendo a alegria da criançada. Em seguida, foi inaugurada oficialmente a Biblioteca Wanderlei Freire da Silva Junior com um acervo de mais de 400 títulos, entre livros infantis e pedagógicos.

Fonte: SECOM/NF

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente livremente, mas sem abusar do critério da livre escolha de palavras. Assuntos pessoais poderão ser excluídos. Mantenha-se analítico e detenha-se ao aspecto profissional do assunto em pauta.