sexta-feira, 4 de junho de 2010

PRIMEIRA MÃO: Apesar da polêmica com relação ao terreno, UPA 24 horas de Nova Friburgo está pronta para funcionar em Nova Friburgo

Mini-hospital em Conselheiro Paulino será
entregue em solenidade na segunda-feira

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24 horas) de Nova Friburgo, localizada no distrito de Conselheiro Paulino, já está pronta e será inaugurada nesta segunda-feira, 7 de junho, às 9h30h, pelo prefeito Heródoto Bento de Mello e o governador do Estado, Sérgio Cabral. A UPA 24 horas foi viabilizada através de uma parceria entre a Prefeitura, que cedeu o terreno de sete mil metros quadrados para a instalação da unidade de saúde, e os governos estadual e federal, responsáveis pelo projeto e execução da obra.

O primeiro mini-hospital da região Centro-Norte Fluminense ocupa 1.476 metros quadrados e foi construído na Avenida Governador Roberto Silveira, ao lado da sede da empresa de ônibus Faol. Cerca de 168 funcionários, entre médicos, equipes de enfermagem e administrativas, trabalharão na UPA e servirão à população friburguense.

Saúde: Prioridade 1

A UPA conta com serviços de acolhimento e classificação de risco para agilizar o atendimento médico e odontológico de urgência e emergência para crianças e adultos. Esse modelo melhora o atendimento e otimiza as emergências de hospitais, que recebem os casos mais complexos. Hoje, apenas 0,5% dos pacientes que procuram as UPAs é transferido para hospitais.

Segundo o prefeito Heródoto Bento de Mello, a medida de implantação da UPA não só desafogará o atendimento do hospital Raul Sertã, como ampliará a capacidade da rede médica municipal na atenção aos cidadãos de Nova Friburgo e região.

- Com esta obra, provamos mais uma vez que a saúde sempre foi a nossa prioridade. As obras de ampliação do Raul Sertã e a UPA darão capacidade plena de atendimento à demanda de pacientes da nossa cidade, avaliou.

Entenda a UPA

As Unidades de Pronto Atendimento - UPA 24h - são estruturas de complexidade intermediária entre as Unidades Básicas de Saúde (UNS) e as portas de urgência hospitalares, sendo que em conjunto com estas, compõe uma rede organizada de Atenção às Urgências. São integrantes do componente pré-hospitalar fixo e devem ser implantadas em locais/unidades estratégicos para a configuração das redes de atenção à urgência, com acolhimento e classificação de risco em todas as unidades, em conformidade com a Política Nacional de Atenção às Urgências.

A UPA de Nova Friburgo terá capacidade para até 300 atendimentos diários. Equipada para atender a casos de urgência de baixa e média complexidade, a unidade funcionará dia e noite, inclusive nos finais de semana, contando com Centros de Terapia Intensiva (CTI).

No local, os pacientes poderão fazer consultas, exames e ainda receber medicamentos. A unidade conta com consultórios de pediatria, clínica médica e odontologia, além de exames de raios-X e laboratoriais, salas para sutura, medicação e nebulização. Na sala de observação de adultos, há dez leitos onde pacientes podem ficar em observação por até 48 horas. Na ala infantil, são três leitos. A UPA terá também duas ambulâncias (UTI Móvel) e um carro para emergência e parada cardíaca, além de equipamentos de última geração.

Fonte: SECOM/NF (com adaptações)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente livremente, mas sem abusar do critério da livre escolha de palavras. Assuntos pessoais poderão ser excluídos. Mantenha-se analítico e detenha-se ao aspecto profissional do assunto em pauta.