quinta-feira, 3 de junho de 2010

Recuperação paisagística sob o viaduto

Operação conjunta de diversas secretarias visa melhorar o
aproveitamento da área que vai ter parquinho e iluminação

Numa operação conjunta das secretarias municipais de Serviços Públicos; de Ordem Urbana/Guarda Municipal e de Assistência, Desenvolvimento Social e Trabalho, foi iniciada na manhã da última terça-feira, 01, a recuperação paisagística de toda a área localizada embaixo do viaduto Geremias de Mattos Fontes, no bairro Ypu. Além da retirada de grande quantidade de entulhos, foi feito um tratamento especial no piso da área sob o elevado, com assentamento de rachões de pedras - a exemplo de iniciativa semelhante adotada sob pontes e viadutos no Rio e grandes cidades - para evitar que o local seja ocupado, sobretudo à noite, por moradores de rua.

No local ainda, além do plantio de espécies ornamentais, após entendimentos com moradores e comerciantes das proximidades, a idéia é implantar um parquinho e também instalar iluminação especial para dar maior segurança àquelas imediações, sobretudo no período noturno. No local, já existe um quadra esportiva comunitária, sendo que a proposta, com essa revitalização, é dar melhor aproveitamento à área, localizada nas proximidades da quadra da tradicional escola de samba Unidos da Saudade.

Antes, área era degradada

Segundo o secretário José Antônio Rezende, dos Serviços Públicos, em todos os vãos sob o viaduto vão ser assentadas pedras, que ajudarão também a compor o paisagismo, inclusive do lado sob o elevado, em que passa a rua Coronel Zamith. No trecho em que os trabalhadores executaram o serviço na última terça-feira, a área estava bem degradada e com o trabalho, já foi possível constar significativa melhora.

“A secretaria trabalha constantemente pela manutenção de diversos pontos da cidade; essa é uma área que não podemos deixar de cuidar, pois está bem na chegada ao centro, muito próxima das principais vias, e cujos moradores e comerciantes do entorno vêm nos reivindicando melhorias. Contamos agora com a colaboração de todos para a manutenção da limpeza desses locais, o que não tem sido fácil, exigindo um esforço permanente no sentido da conscientização de todos quanto a responsabilidade de cada um, neste aspecto”. – explica o secretário.

Fonte: SECOM/NF

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente livremente, mas sem abusar do critério da livre escolha de palavras. Assuntos pessoais poderão ser excluídos. Mantenha-se analítico e detenha-se ao aspecto profissional do assunto em pauta.